FNE no primeiro seminário de competências em ação

5-5-2017

FNE no primeiro seminário de competências em ação
"Construindo uma Estratégia Nacional de Competências Eficaz: Do Diagnóstico à Ação" foi o tema do seminário promovido pela ANQUEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional) e pela OCDE, que decorreu em 4 de maio de 2017, no Palácio Foz, em Lisboa, e que contou, no encerramento, com a presença do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues.

A OCDE e Portugal completaram a Fase I de Diagnóstico de Competências para o nosso país, em abril de 2015, identificando, aquela organização internacional, 12 Desafios para o nosso país, tendo o governo português decidido, em novembro de 2016, passar do diagnóstico à ação, envolvendo-se na segunda e última fase do projeto, apelidada de Fase II: Fase de Ação.

Esta Fase II foi oficialmente lançada em fevereiro de 2017, com o forte apoio financeiro da Comissão Europeia, e identificou quatro ações prioritárias para Portugal, a saber: 1. Aumentar a consciência sobre a importância das competências para o sucesso no trabalho e na vida, especialmente entre a população pouco qualificada e os empregadores; 2. Melhorar o acesso e a qualidade do sistema de aprendizagem de adultos, incluindo os percursos através dos programas e monitorização e avaliação dos resultados; 3. Melhorar a relevância da aprendizagem de adultos para a economia e a sociedade; e 4. Assegurar um financiamento eficaz do sistema de aprendizagem de adultos.

A este primeiro seminário de competências em ação, que serviu para reunir perspetivas alargadas de um vasto número de parceiros sociais, incluindo a FNE, a respeito das forças e desafios do sistema de educação de adultos, seguir-se-á um outro no Outono de 2017, sobre as potenciais ações desenvolvidas pela OCDE, em estreita colaboração com a equipa nacional do projeto.

Entretanto, até 30 de maio de 2017, os parceiros sociais podem ainda submeter à OCDE exemplos de boas práticas para melhorar o sistema de educação de adultos português.

O lançamento do Relatório de Competências em Ação para Portugal, com a chancela da OCDE, está previsto para 2018.

A FNE esteve representada neste seminário por Joaquim Santos, substituindo o seu Secretário-Geral, João Dias da Silva.