FNE incentiva o apoio às vítimas dos sismos na Síria e na Turquia

10-2-2023

FNE incentiva o apoio às vítimas dos sismos na Síria e na Turquia
A FNE e os seus sindicatos mostram-se solidários com as vítimas dos sismos ocorridos na Turquia, Síria e partes do Líbano, após a completa devastação criada por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter com dezenas de réplicas, ocorrido às 04:17 de 6 de fevereiro (01:17 em Lisboa), a 33 quilómetros da capital da província de Gaziantep, no sudeste da Turquia, a uma profundidade de 17,9 quilómetros e que já provocou mais de vinte mil vítimas.

A FNE demonstra a sua solidariedade para com as centenas de milhares de pessoas que foram diretamente afetadas e perderam as suas vidas, as suas casas e os seus bens, incluindo crianças, famílias inteiras, muitos educadores, professores e não docentes e membros de sindicatos da educação locais.

A Educação Internacional (IE), de que a FNE é membro, relatou que dezenas de escolas e de edifícios sindicais foram completamente devastados e que as humanitárias na região, que abriga milhares de pessoas deslocadas pelo conflito de 12 anos na Síria, já eram altas antes desses terremotos aprofundarem a crise existente.

Os pensamentos e as condolências da FNE vão para as famílias daqueles que faleceram tragicamente e para os que neste momento recuperam de ferimentos e da violência mental a que foram sujeitos.

A IE, que representa mundialmente os professores e não docentes, reservou uma contribuição financeira destinada às organizações sindicais locais. Os sindicatos turcos criaram balcões de crise de emergência nas zonas afetadas. Eles coordenam ao mesmo tempo esforços através das  suas plataformas sindicais locais.

Nas regiões afetadas pelos terramotos, os prédios de sedes de sindicatos desabaram e há membros do sindicato e parentes sob os escombros. No entanto, é preciso muito mais para ajudar os associados de sindicatos da educação, os seus alunos e escolas. As temperaturas estão abaixo de zero, deixando centenas de milhares expostos a mais perigos.

A IE e a FNE convidam todos a apoiar os sindicatos irmãos na Síria e na Turquia, contribuindo para o Fundo de Solidariedade da IE em:

Educação Internacional
Banco ING
24, Avenue Marnix 1000 Bruxelas
IBAN: BE05 3101 0061 7075
Swift: BBRUBEBB
Com a indicação: Fundo de Solidariedade Terremoto.

A FNE agradece antecipadamente todo o apoio e generosidade dos portugueses. Como disse recentemente um líder sindical turco do EGITIM-SEN: "A solidariedade é a única maneira de aliviar o sofrimento do terremoto!"