FNE apoia vinculação de precários

15-11-2016

FNE apoia vinculação de precários
O secretário-geral da FNE, João Dias da Silva, afirmou ontem à RTP3 o apoio incondicional da Federação à vinculação de professores e não docentes em situação precária na Educação. "Não é só a verificação de que estes trabalhadores têm o direito a esta vinculação", observou. "É a verificação de que nós precisamos deles dentro do sistema educativo".

João Dias da Silva lembrou que a FNE tem vindo a combater, no passado e hoje com ações em tribunal, para que o direito à vinculação das pessoas que acumulam um conjunto de contratações "seja reconhecido".

Para o SG da FNE há uma grande insuficiência de respostas no sistema educativo que pode ser assegurado sem o usual recurso à precariedade. Dando o exemplo da educação de adultos e do pré-escolar, João Dias da Silva frisou que há muitas necessidades formativas da sociedade que não estão a ser preenchidas.

"É impensável que 1/5 da necessidade de professores tenha que ser assegurada por professores precários", concluiu.

> Vídeo