Évora e Alandroal receberam a campanha 'AGIMOS JUNTOS - Nas escolas temos de ter profissionais prestigiados e valorizados'

28-3-2019

A campanha 'AGIMOS JUNTOS - Nas escolas temos de ter profissionais prestigiados e valorizados', passou pelo Alentejo e contou com a participação do Secretário-Geral (SG) da FNE, João Dias da Silva, da Presidente do SDPSul (Sindicato Democrático dos Professores do Sul), Josefa Lopes, do Vice-Presidente do SDPSul, Paulo Fernandes, da Presidente do STAAESRA (Sindicato dos Técnicos Administrativos e Auxiliares de Educação do Sul e Regiões Autónomas), Cristina Ferreira e de Dina Cristo, da Comissão Executiva/Direção do STAAERSA.

Évora recebeu a primeira ação do dia com uma reunião de trabalho com o Diretor do Agrupamento de Escolas Manuel Ferreira Patrício, Professor Alexandre Pires, que serviu para análise das condições de funcionamento da escola, situações dos docentes e não docentes, ofertas proporcionadas aos alunos e o projeto educativo da escola.

Em seguida realizou-se no auditório da escola um plenário com quase uma centena de  professores em que se debateu a questão da recuperação total do tempo de serviço congelado,da intransigência do governo, das propostas sindicais e da expetativa relativamente à proposta parlamentar que acontecerá dia 16 de abril, na Assembleia da República, para além de outras questões suscitadas pelos participantes sobre a valorização da profissão docente.

A manhã terminou com uma visita ao espaço escolar durante a qual o SG da FNE, João Dias da Silva, se inteirou das condições de trabalho e tomou contacto com Docentes e Não Docentes.

A delegação da FNE visitou de tarde o Agrupamento de Escolas do Alandroal, numa ação que contou com a presença do Presidente da Câmara do Alandroal, Dr. João Maria Aranha Grilo e do Diretor do Agrupamento, o Professor Tomé Laranjinho.

As questões da descentralização, da transferência de poderes para as autarquias, de medidas implementadas para a promoção do sucesso escolar e questões genéricas sobre o sistema educativo em geral, foram alguns dos temas que estiveram em cima da mesa e que permitiram à FNE perceber melhor alguns dos problemas da comunidade educativa local.

O primeiro dia desta campanha terminou com a FNE a ser recebida pelo Presidente da Câmara do Alandroal para uma sessão de trabalho e de balanço sobre a situação escolar no Concelho.