Dia Internacional da Mulher – Um passo em frente para a igualdade de género

29-2-2016

Dia Internacional da Mulher – Um passo em frente para a igualdade de género
Por altura do dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, a FNE saúda todas as mulheres e nesta importante data associa-se à Internacional da Educação (IE) e à Organização Nações Unidas (ONU) que este ano escolheu o tema oficial das celebrações "Por um Planeta 50-50 em 2030: um passo em frente para a igualdade de género".

O objetivo da ONU é o de promover uma reflexão sobre como acelerar a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável, no sentido de dar um impulso mais forte para a aplicação efetiva dos novos objetivos de desenvolvimento sustentável.

Os sindicatos têm desempenhado um importante papel na defesa dos trabalhadores de uma forma geral, e em particular das mulheres, através da criação de estruturas paralelas que desenvolvem um trabalho inigualável na defesa dos direitos das mulheres e na luta pela igualdade de género no mercado de trabalho.

A igualdade de género é um tema no âmbito da defesa dos direitos humanos que afeta todos, e é fundamental para o funcionamento democrático das instituições e das sociedades. Como educadores, devemos estar na primeira linha desta grande batalha.

Nesta data, a FNE endereça um agradecimento especial a todas as mulheres que fazendo sacrifícios lutam por uma sociedade com equilíbrios justos entre homens e mulheres.

Um tributo especial a todas as dirigentes sindicais que, em várias partes do mundo, divulgam e organizam iniciativas que contribuem para tornar o mundo num lugar melhor para as mulheres. São dirigentes que todos os dias lutam pelos direitos das mulheres, pela igualdade de género e contra a violência.

Conscientes do especial papel que à educação cabe no desenvolvimento destes ideais, os educadores e professores portugueses associam-se a esta celebração com todo seu empenhamento e mobilização.

Acerca do Dia Internacional da Mulher

A ideia de criar o Dia da Mulher surgiu nos primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas femininas por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto.

As Nações Unidas começaram a celebrar o Dia Internacional da Mulher a 8 de março em 1975, Ano Internacional da Mulher. Dois anos mais tarde, em 1977, a Assembleia-geral adotou uma resolução proclamando o Dia das Nações Unidas para os Direitos da Mulher e a Paz Internacional, que os Estados Membros podem celebrar a qualquer dia do ano, de acordo com a sua tradição nacional.

Desde que foi instituído o Dia Internacional da Mulher foi adquirindo uma dimensão global para as mulheres de países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento.

O crescente movimento internacional das mulheres, fortalecido por quatro conferências mundiais das Nações Unidas sobre a mulher, ajudou a que a sua comemoração oferecesse a oportunidade de incrementar a defesa dos direitos das mulheres na esfera política e económica.