Andreas Schleicher, em Lisboa: Portugal tem que mudar para uma cultura colaborativa na Educação

10-2-2017

Andreas Schleicher, diretor de Competências da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), elogiou, na passada sexta-feira, 10 de fevereiro, os resultados de Portugal no PISA 2015, salientando por outro lado que o nosso país tem ainda muito que fazer em termos de igualdade e inclusão e na "mudança para uma cultura colaborativa na Educação".

Começando por abordar as grandes mudanças na sociedade nos últimos quinze anos, Schleicher fez uma intervenção de fundo sobre os aspetos positivos e negativos de alguns sistemas educativos do mundo, sublinhando que os resultados do PISA "são fruto de um esforço coletivo" e que "mesmo os melhores exemplos, como o de Singapura, estão em constante renovação".

Para Schleicher, Portugal é um país de alto desempenho, mas de baixa equidade, o que acarreta elevados custos sociais. Nas suas palavras, "a pobreza não é um destino" e o nosso país tem que repensar a sua cultura de retenção e, sobretudo, "onde e em que investir em Educação".

Um especial relevo foi dada à importância dos professores e a oportunidades de um bom desenvolvimento do seu profissionalismo. "É preciso colocar uma motivação interna na profissão, através de Autonomia, Redes e Conhecimento", frisou o orador. "E os professores têm de ter feedback do seu trabalho", rematou.

O diretor da OCDE falava na abertura do seminário "PISA, Avaliação, Resultados, Desafios", organizado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, e que decorreu no Auditório da Escola Secundária Camões, em Lisboa.

A seguir à intervenção de Andreas Schleicher houve lugar a um debate entre cinco ex-ministros da Educação: David Justino, Maria do Carmo Seabra, Maria de Lurdes Rodrigues, Isabel Alçada e Nuno Crato.

A moderação coube ao também ex-ministro da Educação Eduardo Marçal Grilo, para quem um dos grandes sucessos pelos recentes resultados de Portugal no PISA 2015 foi "a sociedade portuguesa ter assumido uma cultura de avaliação e de exigência".