A OCDE acaba de publicar os primeiros três (de um total de seis) volumes do PISA 2018 (Programa para a Avaliação Internacional de Alunos), que confirma uma consolidação dos resultados dos alunos portugueses de 15 anos, nas literacias de Leitura, Ciência e Matemática, num trajeto maioritariamente ascendente, verificado desde 2000, e encimado pelos países do sudeste asiático.
O PISA 2018 continua a chamar à atenção para o malefício das desigualdades no sistema educativo nacional, que agrava o efeito trampolim e as condições de sucesso e de equidade dos alunos com um estatuto socioeconómico inferior.
As grandes reivindicações da FNE para a Educação também estão lá espelhadas, direta ou indiretamente, nomeadamente no que respeita às difíceis condições de trabalho dos professores, à falta de recursos humanos, pedagógicos e materiais nas escolas e à indispensável atratividade da carreira docente, nos seus múltiplos aspetos, em prol de melhores resultados dos alunos e de um sistema com melhor qualidade e equidade.
“O que é que os alunos sabem e podem fazer” é o título do primeiro volume do PISA 2018. O segundo volume intitula-se “Onde todos os alunos podem ter sucesso”. Já o terceiro é dedicado a “O que é que a vida escolar significa para a vida dos alunos”.
Os três restantes volumes dos resultados do relatório (“Os alunos sabem usar o dinheiro com inteligência?”, “Políticas eficazes, escolas de sucesso” e “Os alunos estão prontos para prosperar nas sociedades globais?”) virão a lume no decorrer de 2020.
Os primeiros três relatórios do PISA 2018 podem ser consultados em:Relatório PISA 2018 - Vol.1Relatório PISA 2018 - Vol.2Relatório PISA 2018 - Vol.3
Relatório Nacional PISA 2018 - IAVE