Webinar "Um sistema educativo para a equidade"

19-11-2020

Webinar

A Federação Nacional da Educação (FNE) e o canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, no dia 26 de novembro de 2020, o IV webinar do Fórum FNE 2020, intitulado "Um sistema educativo para a equidade", que vai contar com o Professor Doutor Bravo Nico, da Universidade de Évora, como orador convidado, e com Josefa Lopes (Presidente do SDPSul) e Paulo Fernandes (Secretário Executivo da FNE) como moderadores.

Vivemos um momento crucial para o sistema educativo e para o mundo do trabalho, uma vez que a pandemia pode funcionar como um "acelerador de futuro", permitindo uma reflexão conjunta entre os parceiros sociais e partes interessadas, sobre questões que afetam o futuro da nossa sociedade e que se podem revelar determinantes na promoção do sucesso escolar e de melhores condições de vida e de trabalho para todos.

É fundamental atingirmos o máximo por uma Escola inclusiva em que todos são valorizados. A educação deve ser garantia de promoção da igualdade e de equidade nas oportunidades que as pessoas vão ter no resto da sua vida. Mas para isso não basta garantir o acesso à educação: é necessário garantir também a qualidade da frequência e promover as condições para o sucesso. Assim atingiremos a igualdade. Qual o papel do Estado no sistema educativo para contribuir para a equidade? Que estratégias de apoio educativo onde não se permitam descriminações, nem desigualdades entre os alunos podem ser realizadas? Estas e muitas outras questões vão estar a debate no próximo dia 26 de novembro, às 17h00m.

Inscreva-se antecipadamente e de forma gratuita para este webinar:

Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.

Orador: Professor Doutor Bravo Nico

Nascido em Évora, em 1964, é casado e vive em São Miguel de Machede, pequena vila do concelho de Évora. É Agregado e Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Évora), Mestre em Ciências da Educação/Área de Análise e Organização do Ensino (Universidade de Lisboa) e licenciado em Ensino de Física e Química (Universidade de Évora). É Professor Associado com Agregação da Escola de Ciências Sociais e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. É Diretor da Universidade Popular Túlio Espanca da Universidade de Évora e da Escola Comunitária de São Miguel de Machede e membro do Conselho Geral do IAVE/Instituto de Avaliação Educativa. É Diretor do Programa de Doutoramento e do Curso de Licenciatura em Ciências da Educação da Universidade de Évora. É Embaixador, em Portugal, da EPALE/Plataforma Eletrónica para a Educação de Adultos na Europa. Exerceu funções como Deputado à Assembleia da República, Diretor Regional de Educação do Alentejo, membro do Conselho Nacional de Educação, Pró-Reitor da Universidade de Évora e Presidente da Junta de Freguesia de São Miguel de Machede. É autor de vários livros e publicações científicas, na área da Educação e do Desenvolvimento Local. As suas publicações encontram-se disponíveis no Repositório Digital da Universidade de Évora (https://dspace.uevora.pt/rdpc/).

Moderadores:

Josefa Lopes (Presidente do SDPSul)
Paulo Fernandes (Secretário Executivo da FNE)