5-7-2017
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O Curso de Verão 2017 propõe o debate e a análise de experiências e aspirações que quotidianamente constroem a educação em Portugal: a dupla dependência e a passagem da colegialidade para a unipessoalidade na gestão da escola simbolizada na concentração de poderes no Diretor; as práticas de colegialidade informais; a burocratização do quotidiano escolar, muito por força da gestão por via eletrónica; a mobilização de entidades da comunidade num compromisso social alargado para aumentar as oportunidades institucionais de superação do insucesso e abandono escolares; a educação profissional como resposta a públicos em desvantagem socioeducacional; as dificuldades enfrentadas por professores e alunos nas relações educativas e pedagógicas; as múltiplas bases (da aparência física ao desempenho académico) e razões (do preconceito ao caráter) apontadas pelos alunos para a ocorrência de práticas de discriminação entre os jovens. Estas problemáticas suscitam interrogações renovadas quanto à democraticidade do governo das escolas e à contribuição da educação para a cidadania democrática.
Esta iniciativa é particularmente dirigida a professores, educadoras e responsáveis de escolas, técnicos de educação e animadores socioculturais, pais e encarregados de educação, dirigentes e técnicos de: autarquias, centros de formação profissional, associações de educação e desenvolvimento local, instituições de solidariedade social, bibliotecas, museus e outros equipamentos culturais municipais, sindicatos de professores e outras instituições educativas.Categorias
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