Olimpíadas do Conhecimento da UFP

19-1-2016

Olimpíadas do Conhecimento da UFP
A Universidade Fernando Pessoa vai realizar mais uma edição das Olimpíadas do Conhecimento (OC) que em 2016 vão abranger as modalidades de prova escrita, projeto e póster.

As OC são dirigidas aos estudantes do 12º ano de escolaridade ou de ano pedagogicamente equivalente e às escolas dos subsistemas público e privado, com ou sem cursos profissionais, localizadas em Portugal Continental e Insular ou no estrangeiro sempre que disponham, oficialmente ou em opção, de Língua portuguesa.

As OC visam:

• Na Modalidade de PROVA ESCRITA: fomentar nos concorrentes uma primeira ação simulada dos exames nacionais de acesso ao ensino superior uma vez que, com grande fidelidade, as matérias consignadas nos programas oficiais são aqui tidas em conta.
  • Na Modalidade de PROJETO: fomentar nos concorrentes uma primeira ação simulada da aplicação do saber adquirido mediante a construção e mostra de projetos nas áreas a que os mesmos estão associados e que a competição fomenta.
  • Na Modalidade de PÓSTER: divulgar as boas práticas das escolas em matéria de atividades de currículo paralelo, que, em cada ano, estando inscritas nos Planos de Atividades, se concretizam.

As OC associarão uma rede de parceiros que coadjuvarão o conjunto de PRÉMIOS a atribuir a alunos e a Escolas.

Os concorrentes vencedores, para além dos prémios, recebem um incentivo ao prosseguimento de estudos superiores num dos cursos de primeiro ciclo de estudos na UFP, decorrente de patrocínio a atribuir pela Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa.

A Comissão Organizadora emprestará todo o apoio em relação a informações sobre alojamento e acomodação dos participantes oriundos de escolas, nacionais e estrangeiras, geograficamente distantes.

As inscrições decorrem até ao dia 30 de abril. Mais informações podem ser consultadas através da Página Oficial http://olimpiadas.ufp.edu.pt/home