Dia Internacional da Literacia

8-9-2017

Dia Internacional da Literacia

No dia 8 de setembro, o mundo celebrou o Dia Internacional da Literacia, que este ano foi dedicado a uma melhor compreensão do tipo de alfabetização exigido num mundo digital, para construirmos sociedades mais inclusivas, equitativas e sustentáveis. As tecnologias digitais estão hoje presentes em muitos atos de nossas vidas, influenciando o modo como vivemos, trabalhamos, aprendemos e socializamos.

Estas novas tecnologias estão a abrir o campo a novas e vastas formas de melhorarmos o nosso quotidiano e nos ligarmos uns aos outros globalmente. No entanto, podem ao mesmo tempo marginalizar todos aqueles que não possuem as competências digitais necessárias para uma boa navegação online.

Tradicionalmente, a alfabetização é relacionada com competências de leitura, escrita e numeracia, aplicadas num determinado contexto. A sociedade do conhecimento, crescendo num ambiente digital, está a mudar o significado do conceito. Por outro lado, as novas tecnologias podem ser utilizadas para melhorar o desenvolvimento da alfabetização.

Cerca de 750 milhões de adultos em todo o mundo ainda não possuem as competências básicas e cerca de 264 milhões de crianças e jovens não têm acesso a uma educação escolar. Milhões de adultos e jovens em todo o mundo, incluindo em países desenvolvidos, não têm, por seu lado, as mínimas competências digitais para funcionar plenamente na sociedade de hoje e no local de trabalho. Fornecer estas competências é um imperativo educacional e de desenvolvimento.

Para criar e aproveitar novas oportunidades para levarmos adiante o Objetivo 4 do Desenvolvimento Sustentável sobre Educação e a aprendizagem ao longo da vida para todos precisamos de uma verdadeira ação coletiva. As parcerias entre os governos, os sindicatos, a sociedade civil e o setor privado são hoje essenciais para promover a alfabetização num mundo digital.

O Dia Internacional da Alfabetização oferece uma oportunidade de nos unirmos em torno deste desafio. Em 2017, o evento é dedicado a uma melhor compreensão do tipo de alfabetização exigido num mundo digital, pelo que todos devemos saber e poder aproveitar ao máximo os benefícios da nova era digital, dos direitos humanos, do diálogo e do intercâmbio, para um desenvolvimento mais sustentável.