22 de abril 2021 - Dia Mundial da Terra

22-4-2021

22 de abril 2021 - Dia Mundial da Terra
A FNE não quis deixar passar em branco o 51º Dia da Terra e reforça hoje a importância do comportamento de todos para alcançar uma sustentabilidade para o futuro do planeta.

Uma das consequências do mau comportamento que a Terra sofre por parte dos humanos é a extinção de muitas espécies que a todos afeta. Não podemos esquecer que cada espécie tem o seu papel fundamental no equilíbrio ambiental, do ecossistema. Ou seja, quando uma desaparece, muitas outras espécies, animais e vegetais, sofrem com isso.

Mas não só da extinção de espécies animais e de plantas se pode falar para o futuro da Terra. O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, evidenciou a urgência de redução das emissões de CO2 na atmosfera.

Por causa da pandemia, a maioria dos eventos e celebrações tem ocorrido de forma virtual. Será esta uma chance ímpar de se reconstruir melhor e de forma sustentável após a Covid-19?

Veja aqui o vídeo Earth Day 2021 |Theme |Restore Our Earth, da ativista Swikriti, com narração de José Ricardo Coelho, Vice-Secretário-Geral da FNE:

IMPORTÂNCIA DO DIA DA TERRA

1 - O Dia da Terra é uma comemoração internacional que acontece em todo o mundo no dia 22 de abril para mostrar o apoio à preservação do meio ambiente.

2 - A data foi criada em 1970 pelo senador norte-americano Gaylord Nelson que resolveu realizar um protesto contra a poluição da Terra e hoje esta data é celebrada internacionalmente em mais de 193 países.

3 - O Dia da Terra é um movimento global que começou com o objetivo de aumentar a consciência cívica sobre a conservação ambiental.

4 – É uma data para nos fazer refletir a cada um de nós que a Terra e os seus habitats são fontes de vida e de subsistência. É uma data que nos chama a atenção para a necessidade de cuidar e preservar a natureza.

5 - Hoje em dia enfrentamos muitos problemas ambientais, como poluição do ar, as mudanças climáticas e o aquecimento global e, esta data serve para nos obrigar, também, a refletir sobre a forma de agir e tratar o planeta e o que fazer para o salvar.

6 - Independentemente, do dia em que comemoramos o Dia da Terra o que importa é a mensagem que pretendemos passar sobre a nossa responsabilidade para com o meio ambiente e com o planeta.

7 - A comunidade científica insiste em alertar-nos que o planeta entrou em descompensação global e poderá estar à beira de um colapso, devido ao aquecimento global, ao crescimento exponencial da população e a outros problemas ambientais, e cada um de nós deve assumir a responsabilidade de preservar os recursos naturais da Terra de forma sustentável não comprometendo a sobrevivência das gerações futuras.

8 - Sabia que 33% dos solos da Terra se encontram degradados e em 2050 pode chegar aos 90%?

9 - Sabia que, em 2050, haverá mais de 9 mil milhões de pessoas na Terra e teremos que produzir mais 60% dos alimentos que hoje se produzem?