100 DIAS – SEM DESISTIR! Carta Aberta aos Profissionais da Educação, Alunos e Encarregados de Educação.

29-8-2023

Estimados Profissionais da Educação, Alunos e Encarregados de Educação,

No momento em que se assinalam os primeiros 100 dias de mandato dos órgãos sociais da Federação Nacional da Educação - FNE e em que estamos prestes a iniciar um novo ano-escolar, dirigimo-nos a todos vós, com o propósito sincero de partilhar os motivos fundamentais que, infelizmente, impulsionam a continuação do protesto através de ações que decorrerão, ao longo do 1º período do ano letivo 2023-24. Estas ações visam assegurar uma educação de qualidade, envolvendo todos os Professores, Educadores e Pessoal de Apoio Educativo, necessários para garantir o pleno funcionamento das escolas.

Está arraigado em nós o firme propósito de lutar pela qualidade da educação, reconhecendo-a como o pilar de uma sociedade mais justa e informada. A nossa luta não é apenas nossa, mas sim de todos que reconhecem a importância de uma educação que proporcione o desenvolvimento integral das nossas crianças e jovens.

Enfrentamos desafios complexos na atualidade, e a nossa ação de luta e contestação emerge como resposta a esses desafios. A magnitude dos erros do Governo mede-se pela evidência dos mesmos e pelo impacto que eles têm, na qualidade da educação, na falta de professores, na atratividade e valorização das carreiras e motivação dos profissionais da educação.

É essencial garantir a motivação de todos os Professores e Pessoal de Apoio Educativo, essenciais para o funcionamento harmonioso das escolas. Acreditamos profundamente que cada aluno merece uma atenção individualizada, algo que apenas se torna possível com recursos adequados e profissionais em número suficiente. A qualidade da educação não pode ser comprometida pela escassez de recursos humanos e pela exaustão dos profissionais que trabalham incansavelmente para orientar e formar as futuras gerações.

Ademais, defendemos a imperativa valorização das carreiras dos profissionais da educação. Uma carreira digna reflete o reconhecimento da importância do nosso trabalho e do impacto que temos na formação dos cidadãos do amanhã. É crucial que os Professores, Educadores e o Pessoal de Apoio Educativo se sintam motivados, respeitados e satisfeitos, a fim de desempenhar as suas funções de forma plena.

Acreditamos, convictamente, que o futuro está nas nossas escolas, nos momentos de aprendizagem partilhados entre professores e alunos, na transmissão de conhecimento e valores, verdadeiros promotores do desenvolvimento pessoal, social e coletivo de indivíduos conscientes, competentes e empreendedores. A nossa persistente luta é justa e construtiva. A Federação Nacional da Educação (FNE) permanecerá dedicada a alcançar estes objetivos, compreendendo que as nossas ações refletem os anseios daqueles que reconhecem o potencial transformador da educação enquanto pedra angular do desenvolvimento global do nosso país e de olhos postos num futuro coletivo que ambicionamos ser a cada dia melhor.

Evidentemente, 100 dias é um período exíguo para avaliar a nossa ação, mas suficiente para fornecer pistas concretas sobre o que nos propomos fazer nos próximos anos.

Contamos com o vosso apoio e compreensão nesta jornada. Juntos, podemos construir um futuro melhor através da educação. É isso que nos move, conforta e não nos deixa desistir.

Com profunda gratidão,

Pedro Barreiros