A educação, semeada pelos valores do 25 de Abril, floresceu em Portugal, erguendo-se como um pilar fundamental da nossa democracia e do progresso do povo português. Através dela, a vida e o trabalho de todos nós foram transformados.
Avanços como a redução do abandono escolar, o aumento da escolarização, o combate ao analfabetismo e a valorização dos profissionais da educação são testemunhos inegáveis do impacto transformador da nossa ação sindical, ao longo dos últimos 50 anos.
Esses sucessos só são possíveis graças à dedicação, ao profissionalismo e ao compromisso inabalável dos trabalhadores da educação, de todos os níveis e setores de ensino. A eles, o nosso mais profundo reconhecimento e gratidão!
Na FNE e nos nossos sindicatos, a luta pela valorização e o reconhecimento dos trabalhadores da educação é uma constante. Combatemos a precariedade, defendemos condições de trabalho, saúde e segurança dignas para todos e exigimos um diálogo social construtivo e transparente.
O compromisso da FNE com a defesa dos trabalhadores que representamos permanece firme e inabalável. Continuaremos a lutar por uma sociedade cada vez mais justa e inclusiva, onde todos tenham acesso a oportunidades iguais e possam alcançar o seu pleno potencial.
A educação é a chave para um futuro promissor para Portugal.