Resultados do inquérito às direções de Agrupamentos e escolas não agrupadas

2-10-2024

Resultados do inquérito às direções de Agrupamentos e escolas não agrupadas
A Comissão Executiva da FNE reuniu esta manhã e analisou os primeiros dados resultantes da Consulta dirigida às direções dos Agrupamentos de escolas, sobre algumas das dimensões da abertura do ano letivo de 2024/2025 e em que a FNE – Federação Nacional da Educação e a AFIET – Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho pretenderam conhecer a opinião em relação a algumas das medidas que constam do Plano + Aulas + Sucesso do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, com o objetivo de perceber a avaliação que fazem das condições de trabalho na abertura do ano letivo que agora se iniciou.

Apreciação global de problemas identificados

O maior problema que enfrenta neste momento de abertura do novo ano letivo

Podemos concluir que as direções participantes manifestam preocupações em relação à necessidade de se garantir a estabilidade corpo docente.

A insuficiência de docentes e de pessoal de apoio educativo é outro dos problemas que são levantados, com expressão significativa.

A burocracia e o tempo excessivo no acesso e preenchimento de plataformas surge também entre os problemas identificados, ao lado dos efeitos negativos das ausências por baixa médica.