Esta proposta surge do reconhecimento que a aplicação do DL n.º 51/2024 “evidenciou a necessidade de proceder à atualização e à clarificação de algumas das medidas e à introdução de medidas adicionais”.
A FNE reconhece a necessidade de medidas de carácter excecional e temporário, que visem mitigar o problema da escassez de professores no imediato. Por isso mesmo, considera importante que, após um ano da sua aplicação, as medidas sejam revistas e melhoradas.
Todavia, para a FNE o problema da escassez de professores resolve-se com o desenvolvimento de políticas públicas educativas estruturais que valorizem e dignifiquem a profissão docente e, consequentemente, todo o sistema educativo.
A escola pública de qualidade começa na dignidade de quem nela trabalha. É, por isso, urgente e inadiável a valorização da carreira docente — de toda a carreira docente — elevando o seu estatuto remuneratório, desde os escalões iniciais, até aos últimos escalões.
Nesse sentido, a FNE vem reiterar a necessidade de uma valorização efetiva e global da carreira docente, que se traduza em medidas concretas com impacto real em todas as fases do percurso profissional.
A valorização da carreira docente é a resposta estrutural que o país precisa para garantir a atratividade da profissão e a motivação dos atuais e futuros docentes.
CONSULTE AQUI O PARECER FNE