A FNE esteve na manhã desta 3ª feira, 24 de julho, no MECI e o Secretário-Geral, Pedro Barreiros, respondeu a algumas questões dos jornalistas presentes no local relativamente às falhas no processo dos concursos de colocações de professores:
"Se estivemos 20 anos para resolver o problema da recuperação do tempo de serviço dos professores é preciso que se demore muito menos tempo para resolver o problema dos concursos", afirmou Pedro Barreiros que acrescentou ainda que "as colocações devem acontecer até final do mês de maio para que os professores - e que muitos também são pais - preparem tudo na sua vida. O respeito não são só questões salariais, também são estes aspetos (..) Já antecipamos que vamos ter falta de recursos humanos no início do próximo ano letivo ao nível de docentes e pessoal de apoio educativo. E mais, sabemos que esse problema vai piorando na medida em que se reformam cerca de 5 mil professores por ano e formam-se pouco mais de 1200 novos docentes ao ano. E vamos continuar a ter falta no futuro. Vamos ter entretanto amanhã (25 julho) uma reunião com o MECI sobre o Plano +aulas + sucesso e que nós queremos que seja um plano +valorização +investimento +juventude".
RTP | Há muitas falhas no último concurso de professores. A denúncia é da Federação Nacional da Educação. Há docentes que ficaram colocados, mas quando chegaram às escolas, perceberam que afinal não há vaga para eles. Uma situação que obriga os professores a concorrer à mobilidade interna.
Declarações de Pedro Barreiros, Secretário-Geral da FNE à RTP1
SIC | O Ministro da Educação recebeu hoje os sindicatos dos professores para discutir a nova proposta de revisão do Estatuto da carreira no ensino superior; A FNE à saída comentou ainda a questão das falhas nos concursos de professores.