Filme de animação explica como foi o 1.º de Maio

16-3-2016

Filme de animação explica como foi o 1.º de Maio
Federação Nacional da Educação desafia alunos e professores a pensarem nas razões do Dia do Trabalhador e nos motivos da sua comemoração. Concurso está aberto e as escolas recebem um filme de animação durante este mês. Os trabalhos, colagens ou pinturas, têm de ser enviados até 15 de abril.

A Federação Nacional da Educação (FNE) anuncia quais os objetivos do concurso nacional "Era uma vez o 1.º de Maio". A FNE quer que os alunos, de várias idades, reconheçam a solidariedade como um valor fundamental da sociedade atual, conheçam melhor esta história de luta e percebam por que razão o dia 1 de maio é o Dia do Trabalhador, para além de pretender estimular o trabalho em grupo. O assunto está a ser analisado nas salas de aulas e, durante este mês, um filme de animação, de três ou quatro minutos, chegará às escolas. Há prémios para os melhores trabalhos.

"Há sempre uma preparação dentro da sala de aula para compreensão do que está em causa", refere João Dias da Silva, secretário-geral da FNE, ao EDUCARE.PT. Ou seja, compreender as razões do 1.º de Maio, como aconteceu, porque é comemorado, como é celebrado. Perceber a importância do trabalho e seus direitos. E o filme de animação ajudará a "mobilizar mais a participação das escolas", além dos contactos que a FNE e seus sindicatos mantêm com os estabelecimentos de ensino.

A edição do ano passado foi um sucesso, com a participação de centenas de trabalhos, e professores e alunos de todo o país voltam a ser desafiados a apresentarem trabalhos alusivos ao Dia do Trabalhador. O concurso, que já existiu e que acabou por ser retomado, dirige-se a crianças e jovens do pré-escolar ao Ensino Secundário. Os trabalhos têm de ser entregues até 15 de abril, diretamente ou enviados por correio para a FNE ou para os sindicatos que representa. No verso, deve constar o nome do autor ou do coletivo, escalão a que concorre, mais o nome, morada e endereço eletrónico do estabelecimento de ensino. A falta destes elementos é fator de exclusão.

Pintura e colagem são as opções dadas. Ambas para o pré-escolar e apenas pintura para os restantes níveis de ensino. Os autores podem utilizar qualquer tipo de suporte, mas os trabalhos não podem ultrapassar o tamanho A3. Cada concorrente, turma, jardim e infância ou escola só pode concorrer com apenas um trabalho alusivo ao Dia do Trabalhador. Há mais uma regra. Os trabalhos do pré-escolar e do 1.º ciclo têm de ser coletivos, por turma ou escola, e os restantes, do 2.º ciclo ao Secundário, individuais. Há quatro escalões definidos: o primeiro corresponde ao pré-escolar, o segundo ao 1.º ciclo, o terceiro ao 2.º e 3.º ciclos, e o quarto ao Ensino Secundário.

No dia 22 de abril, é divulgada a listagem com os trabalhos premiados em cada modalidade no site da FNE e na página do Facebook. No dia 1 de maio, os trabalhos são expostos no local onde a UGT celebrar o 1.º de Maio. Nesse dia, os prémios são entregues aos três melhores em cada escalão. Tablets para os primeiros classificados, máquinas fotográficas digitais para os segundos e livros ou jogos de tabuleiro para os terceiros. Os alunos, turmas e escolas têm direito a diploma de participação.

O júri que avaliará os trabalhos dos alunos será constituído por um representante da FNE, um educador de infância, um professor do 1.º ciclo do Ensino Básico e dois professores de Educação Visual, um do 2.º ou 3.º ciclo e outro do Ensino Secundário.

fonte: educare.pt