Dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor - FNE com os olhos no presente e no futuro da educação e dos professores

6-10-2020

Dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor - FNE com os olhos no presente e no futuro da educação e dos professores

A FNE comemorou o Dia Mundial do Professor com uma emissão online de vários conteúdos realizados pelos seus Sindicatos e com o webinar "E agora, Professores?", que contou com o Professor Doutor António Nóvoa como orador convidado.

Foram mais de 12 horas de partilha de conteúdos nas redes sociais da FNE e da campanha #obrigadoprofessor, que serviram para homenagear os professores portugueses, que nos momentos difíceis que vivemos, durante a pandemia de COVID-19, têm dito presente, não virando a cara às enormes insuficiências tantas vezes sublinhadas de um sistema de educação e formação no qual tão pouco se tem investido ao longo de tantos e tantos anos.

A celebração deste dia 5 de outubro, que serve de afirmação para um tempo que se quer de esperança, mas também de reconhecimento e valorização da vida profissional dos docentes portugueses, permitiu ainda projetar o futuro da educação, no webinar com a participação de António Nóvoa que refletiu sobre as questões levantadas ao futuro da carreira e da profissionalidade docentes. Com moderação do SG da FNE, João Dias da Silva e de Álvaro Santos, Presidente da Mesa da Assembleia Geral da ANDAEP, este debate seguiu a linha definida pela Internacional da Educação "Professores na linha da frente", procurando-se reforçar a mensagem da importância do reconhecimento pela sociedade do papel fundamental que os professores desempenham e que apenas com educadores e professores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se alcançará a promoção de uma escola melhor, uma escola de qualidade, inclusiva e equitativa e em cenários educativos adequados.

Também englobado nas comemorações do Dia Mundial do Professor, a FNE participou na emissão online de 24 horas da Internacional da Educação (IE), com a divulgação de vários conteúdos vídeo ligados à iniciativa #obrigadoprofessor. Este webcast foi acompanhado em todo o mundo em www.5oct.org/pt-br/. Com esta ação, a IE pretendeu mostrar ao mundo que os professores estão unidos para liderar a linha da frente e ensinar ao mundo as lições que a pandemia nos trouxe.

Em Portugal, e ao longo do dia, foram vários os registos em diferido e em direto que foram publicados e que passaram por reportagens do hasteamento da bandeira #obrigadoprofessor em várias escolas de norte a sul do país, por depoimentos de várias personalidades, professores, dirigentes dos Sindicatos de Professores da FNE, por apresentações de dinâmicas e ações, pela atuação do coro “Coral Cantata Viva”, por uma celebração junto do monumento ao Professor na Póvoa de Lanhoso e pelo concerto online de Maria D'Vari a fechar a noite.

Pela linha de tempo das redes sociais da FNE e #obrigadoprofessor passaram vários testemunhos de agradecimento de trabalhadores da educação e de personalidades da nossa vida cultural a recordar docentes que fizeram a diferença pela positiva no seu percurso escolar. Tudo com a marca da campanha #obrigadoprofessor, que a FNE desenvolve desde 2015.

O Dia Mundial do Professor comemora-se em todo o mundo no dia 5 de outubro e celebra a profissão docente e o papel que estes profissionais da Educação desempenham na procura de uma sociedade mais justa, equitativa, sustentável e de qualidade para todos.

Na saudação deste ano do Dia Mundial do Professor, o SG da FNE, João Dias da Silva, recordou e deixou também a garantia que nos tempos difíceis dizemos presente! Agora projetamos um futuro de valorização!



A FNE não desiste de o construir. E só com os seus Sindicatos fortes e ativos é que pode aspirar a fazê-lo. Só será capaz de construir propostas e atingir objetivos se todos estivermos juntos, na defesa de propostas conjuntas e nas ações que forem necessárias para as atingir. Por isso, a FNE quer fazer ainda mais fortes os seus sindicatos, para que, juntos, mais fortes e mais unidos, atinjam os objetivos de um futuro da educação que saiba responder aos desafios de uma profissionalidade docente digna do esforço individual e coletivo de todos os seus profissionais.

Reveja em https://www.facebook.com/obrigadoprof toda a emissão de celebração do DIA MUNDIAL DO PROFESSOR 2020