FNE insiste em resultados práticos na negociação

10-1-2023

FNE insiste em resultados práticos na negociação

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne no próximo dia 18 de janeiro de 2023, pelas 16h00m, com o Ministério da Educação, para uma nova ronda negocial, a decorrer nas instalações do Ministério da Educação, Av. Infante Santo, 2, Lisboa.

Em Conferência de Imprensa realizada no passado dia 3, a FNE desafiou a tutela para a antecipação da reunião de negociação prevista apenas para o fim de janeiro, com vista à determinação de medidas concretas de valorização da carreira e das condições de trabalho dos docentes, assim como o estabelecimento de um protocolo negocial.

A reunião de 18 de janeiro visa dar continuidade ao processo negocial sobre o Modelo de Recrutamento e Gestão do Pessoal Docente, assim como às propostas de elaboração de um calendário negocial para as demais matérias.

A FNE reforça as expetativas deixadas bem explícitas na conferência de imprensa do dia 3, reafirmando à tutela a abertura e disponibilidade para a negociação, mas esperando que os processos negociais comecem a apresentar consequências verdadeiramente concretas, claras e consistentes, para que se dê uma resposta positiva à mais que visível revolta dos docentes e alcancem soluções em que todos os educadores e professores portugueses se revejam e se sintam mais reconhecidos e valorizados pelo Governo, a quem compete essa valorização, em termos remuneratórios e de condições de trabalho.

A FNE e os seus Sindicatos saberão tirar consequências do que vier a ser a posição do Ministério da Educação nesta negociação, afirmando-se inteiramente envolvidos na valorização dos educadores e professores e prontos a ir até onde for preciso, com o recurso a formas de luta que seremos obrigados a invocar caso os processos negociais não atinjam os objetivos que pretendemos alcançar.

A delegação da FNE estará disponível para declarações no final da reunião.

Porto, 10 de janeiro de 2023

A Comissão Executiva