Dia Mundial do Professor 2022: A Transformação da Educação começa com os Professores

5-10-2022

O hasteamento da bandeira "Obrigado Professor" em escolas de norte a sul e ilhas, entre os dias 4 e 7 de outubro, e um concerto online via Youtube com Carla Teles, organizado pelo Sindicato dos Professores da Zona Norte (SPZN), às 21h00 do dia quatro de outubro, serão o ponto de lançamento das iniciativas que a Federação Nacional da Educação (FNE) e os seus sindicatos irão levar a cabo nas celebrações do Dia Mundial do Professor de 2022.

Este ano sob o tema "A transformação da Educação começa com os Professores", definido pela Internacional da Educação (IE) em conjunto com a UNESCO, a FNE pretende nele reforçar a mensagem de homenagem sobre a importância do reconhecimento pela sociedade do papel fundamental que os professores desempenham, tendo estado sempre presentes e colmatando as enormes insuficiências tantas vezes sublinhadas no sistema de educação e formação, no qual tão pouco se tem investido, ao longo de tantos e tantos anos.

Foi essa mensagem que a FNE fez passar a 19 de setembro, quando foi da participação do Governo português na Cimeira "Transformar a Educação” (The Transforming Education Summit), em Nova Iorque, que foi convocada em resposta a uma crise global na educação – de equidade e inclusão, qualidade e relevância. E é este alerta que deve ser levado em linha de conta pelo Ministério da Educação, para o impacto provocado pela crise e perceber que cortar no orçamento para a educação não é o caminho adequado. É necessário investimento do Governo para se alcançar uma educação de qualidade.

É também imperioso valorizar as carreiras, como base para essa educação de qualidade que todos pretendemos alcançar, assim como garantir os direitos e condições dos trabalhadores da educação e investir em elevados níveis de formação inicial e contínua. E essa valorização deve incluir a determinação de condições de trabalho em segurança nas escolas, incluir limites ao tempo de trabalho que lhes é exigido, regular o desenvolvimento das carreiras, reconhecer o trabalho que é desenvolvido com empenho, incluir o direito a uma aposentação digna, à estabilidade e segurança na profissão e à recuperação do tempo de serviço.

A transformação da educação tem ainda de passar por confiar e respeitar os professores e a sua competência pedagógica, assim como promover o diálogo social na definição das políticas educativas. O ME tem de assumir compromissos claros em relação aos princípios definidos por esta iniciativa das Nações Unidas, realizada nos EUA, para conseguir trazer as bases para um futuro melhor e mais sustentável.

Por tudo isto e muito mais, o Dia Mundial do Professor é um dia que marca o reforço na busca pela valorização da vida profissional dos docentes portugueses, pois só com educadores, professores, formadores e investigadores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.

A FNE não vai desistir de procurar construir um futuro de valorização para os docentes. E será junto com os professores que o iremos fazer. Só juntos conseguiremos criar propostas e atingir objetivos, na defesa das nossas soluções e nas ações que forem necessárias para as alcançarmos.

O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro. Foi em 1994 que foi decidida pela UNESCO, juntamente com a Internacional da Educação, a celebração do Dia Mundial do Professor, a 5 de outubro de cada ano. Esta data foi escolhida para reconhecer a importância da declaração da OIT e da UNESCO sobre a condição dos trabalhadores docentes, concretizada em 5 de outubro de 1966.

Porto, 30 de setembro de 2022

A Comissão Executiva da FNE

Cartaz para download aqui

Dia Mundial do Professor 2022 | João Dias da Silva - Secretário-Geral da FNE