Webinar "As metamorfoses/desafios de hoje do mundo do trabalho"

29-10-2020

Webinar
Pedro Roque Oliveira (Presidente da Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social) é o orador convidado do segundo de cinco webinars do Fórum FNE 2020, intitulado "As metamorfoses/desafios de hoje do mundo do trabalho", que a Federação Nacional da Educação (FNE) e o Canal4 da AFIET (Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho) promovem, no dia 5 de novembro 2020, entre as 17 e as 18 horas e que vai contar com a moderação de Lucinda Dâmaso (Vice-Secretária-Geral da FNE) e Pedro Barreiros (Vice-Presidente da Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho – AFIET).

Vivemos um momento crucial para o sistema educativo e para o mundo do trabalho, uma vez que a pandemia pode funcionar como um "acelerador de futuro", permitindo uma reflexão conjunta entre os parceiros sociais e partes interessadas, sobre questões que afetam o futuro da nossa sociedade e que se podem revelar determinantes na promoção do sucesso escolar e de melhores condições de vida e de trabalho para todos.

A pandemia de COVID-19 trouxe mudanças e novos desafios, transversais a todos os setores de atividade. Cada vez mais o trabalhador enfrenta novas exigências, inovações tecnológicas que necessitam de polivalência, novas aptidões e novas competências, mas que podem também resultar em maior pressão, sobrecarga, stresse e depressão, tanto pessoal como familiar e profissional.

Os sistemas de proteção social desempenham um papel fundamental na segurança dos rendimentos das famílias, mas será possível defender os direitos das pessoas e dos trabalhadores e contribuir para a sustentabilidade das empresas e dos empregos? Estas e muitas outras questões vão estar a debate no próximo dia 5 de novembro, às 17h00m.

Inscreva-se antecipadamente e de forma gratuita para este webinar:

Após a inscrição, receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.

Orador:

Pedro Roque Oliveira é Presidente da Comissão Parlamentar de Trabalho e Segurança Social da Assembleia da República e membro da Comissão de Defesa Nacional e da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas. Secretário-Geral dos TSD (Trabalhadores Social Democratas) desde 2011, é Membro da Comissão Política Nacional do PSD e desempenha os cargos de Presidente Emérito da Assembleia Parlamentar do Mediterrâneo (APM) e Presidente da sua 1.ª Comissão (Cooperação Política e de Segurança). Foi deputado na IX, na XII e XIII legislaturas, Secretário de Estado do Emprego entre fevereiro e julho de 2013 e Secretário-Geral Adjunto da UGT nos anos de 2010 e 2011. Pedro Roque de Almeida exerceu ainda os cargos de Vereador na Câmara Municipal de Almada (2005-2009) e Deputado Municipal na sua Assembleia Municipal em vários mandatos. Professor de profissão, possui uma licenciatura em História.

Moderadores:

Lucinda Manuela Dâmaso (Vice-Secretária-Geral da FNE)