Mensagem da Internacional da Educação

29-3-2020

Mensagem da Internacional da Educação

CRISE Covid-19: Tempo de permanecermos unidos

O surto de Covid-19 continua a crescer a um ritmo alarmante, resultando em inúmeras infeções e fatalidades. O impacto na educação tem sido devastador, com a UNESCO a relatar que mais de 849,4 milhões de crianças e jovens tiveram a sua aprendizagem interrompida, como resultado do encerramento das escolas. A Internacional da Educação (IE) instou os governos de todo o mundo a apresentar respostas rápidas, coerentes e proporcionadas à pandemia. Não devemos permitir que a crise do Covid-19 se transforme numa crise da Educação.

A crise do Covid-19 exige maior solidariedade, estratégia e partilha de informação entre as organizações membros da IE e os educadores. A IE solicita aos seus membros que partilhem informação alusiva ao impacto da pandemia nos trabalhadores da educação e sobre o modo como poderíamos, todos nós, apoiar melhor os seus esforços de resposta à crise.

A IE reitera o seu apelo a que todas as organizações filiadas tomem as medidas necessárias para que seja garantida a saúde e a segurança de todos os trabalhadores da educação, dos alunos e das comunidades educativas. Durante esta situação de rápido desenvolvimento, é essencial o acesso a informações precisas e cientificamente validadas para nos protegermos e protegermos os outros, impedindo que o vírus se espalhe.

A nível mundial, a IE está a trabalhar em estreita colaboração com outros sindicatos globais, com a ONU e com agências relevantes, incluindo a UNESCO, OMS, OIT e UNICEF, a fim de garantir que seja dada a devida consideração às necessidades dos alunos, professores e trabalhadores da educação, nas suas respostas ao Covid-19.

Dada a disseminação sem precedentes do vírus e com muitos países a fecharem as suas fronteiras, as organizações sindicais cancelaram as reuniões presenciais, adiando-as até novo aviso. Além disso, fecharam ou diminuíram ao mínimo possível o atendimento presencial aos seus associados, fazendo-o agora online, a fim de garantir a saúde e segurança do pessoal, seguindo o conselho das respetivas autoridades de saúde.

No entanto, a IE continua infatigavelmente o seu trabalho, em prol da defesa dos direitos dos Trabalhadores da Educação, das suas reivindicações e da valorização das suas carreiras, para um futuro melhor e mais sustentável para todos.

DECLARAÇÃO DE DAVID EDWARDS - SECRETÁRIO-GERAL DA INTERNACIONAL DA EDUCAÇÃO