Declaração conjunta CSEE/EFEE de apoio a jovens investigadores do Ensino Superior

27-4-2024

Declaração conjunta CSEE/EFEE de apoio a jovens investigadores do Ensino Superior
Na reunião do Comité Sindical Europeu para a Educação (CSEE), realizada a 19 de março, foi apresentado o relatório final e uma declaração conjunta na sequência do projeto “Apoiar os jovens investigadores do ensino superior na Europa e o papel das organizações de empregadores e sindicatos”.

O projeto, considerado um dos mais bem sucedidos, leva já um ano e foi realizado em conjunto pelos parceiros sociais europeus de educação, CSEE e Federação Europeia de Empregadores em Educação (EFEE). Uma iniciativa no âmbito do Grupo de Trabalho de Ensino Superior do Diálogo Social Setorial Europeu na Educação e com o apoio da Comissão Europeia.

As atividades do projeto incluem trabalhos de investigação com enfoque nos desafios enfrentados pelos pesquisadores em início de carreira e as universidades onde trabalham e estudam. O relatório completo inclui informações sobre o contexto político e económico, sobre o diálogo social no Ensino Superior e a situação das carreiras de investigação. O documento apresenta sete aspetos particulares dos desafios que os jovens investigadores na Europa enfrentam e, em simultâneo, divulga os resultados de estudos de caso mais detalhados de Chipre, Finlândia, Alemanha, Itália, Roménia e Reino Unido. O relatório contém recomendações conjuntas que podem ser úteis para os parceiros sociais, em diferentes níveis, dependendo da situação específica de cada Estado-Membro da União Europeia.

Finalmente, o conteúdo da declaração conjunta, que tem como destinatários os parceiros sociais que representam o setor do Ensino Superior e Investigação, irá constituir um valioso suporte para os pesquisadores em início de carreira através da sensibilização para os desafios do futuro e para a solução de problemas. O CSEE e a EFFE comprometem-se a promover ativamente o conteúdo desta declaração em todos os níveis possíveis.

:: Final Joint Declaration EFEE-ETUCE on Early Career Researcher


:: Final Report Feb 2015