Secretariado Nacional da FNE debate próximas iniciativas

15-9-2023

Secretariado Nacional da FNE debate próximas iniciativas

O Secretariado Nacional da Federação Nacional da Educação (FNE) reúne-se às 14h30 desta 6ª feira, 15 de setembro, em Lisboa, na sede da UGT (Rua Vitorino Nemésio nº 5) no qual o Secretário-Geral da Federação, Pedro Barreiros, estará disponível para declarações aos órgãos de comunicação social.

Nesta reunião será debatida e votada a proposta de uma queixa da FNE junto da Provedoria de Justiça relativa à forma como correram os concursos de professores este ano, além de três resoluções que também vão estar a debate e aprovação sobre:

- Múltiplas insatisfações no início do ano letivo

- Pela criação de um Estatuto do Pessoal de Apoio Educativo (PAE)

- Urgência de meios na educação para a proteção do ambiente

Também neste encontro vai ser feito um balanço inicial da campanha "o futuro está na escola" e será apresentada a próxima iniciativa da FNE de nome "mensagemaoministro" que será um site em que alunos, docentes e pessoal de apoio educativo poderão deixar uma mensagem ao Ministro da Educação. Os resultados destas mensagens serão depois reunidos num livro e entregues ao Sr. Ministro da Educação por altura da época natalícia.

O Secretariado Nacional da FNE pretende reforçar a mensagem sobre a urgência na resolução dos problemas que afetam os trabalhadores da educação mostrando que pretende, o mais urgentemente possível, o regresso à tranquilidade no funcionamento das escolas, ultrapassando as situações que se verificaram ao longo do ano letivo 2022-2023.

Porto, 15 de setembro de 2023

A Comissão Executiva da FNE