17-9-2024
Relacionados
No dia 21 de setembro, pelas 9h30, na Praia dos Pescadores, Armação de Pêra (Silves/Algarve) vai decorrer uma limpeza de praia no âmbito da iniciativa #EUBeachCleanup / Dia Internacional da Limpeza Costeira, na qual vão participar algumas dezenas de dirigentes e ativistas da FNE – Federação Nacional da Educação e da AFIET – Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho.
O evento, no qual a FNE e AFIET participam desde 2022, é organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em conjunto com a Fundação Oceano Azul e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Silves, e insere-se numa iniciativa mais vasta de ações de limpeza, que decorrem entre os dias 21 setembro e 29 de setembro de 2024.
Este acontecimento reúne, além da FNE e da AFIET, centenas de organizações de todo o país com o objetivo de unir cidadãos, ONG, organizações e entidades para contribuir para a sensibilização sobre a questão do lixo marinho.
Desde o seu lançamento, esta iniciativa envolveu 690 ações de limpeza e removeu mais de 160 toneladas de lixo marinho, cobrindo 790km com a participação de 28.600 voluntários.
A iniciativa tem a seguinte agenda:
09H30 – Inscrição e Boas-Vindas
10H00 – Briefing sobre a iniciativa conjunta para celebrar o #EUBeachCleanup a Limpeza Costeira Internacional
10H15 – Foto “Bandeiras do Mundo”
10H30 – Início da Limpeza
11H45 – Pesagem do Lixo Marinho e Debriefing da Iniciativa
12H00 – Divulgação de resultados
12H00 – Início dos Workshops Temáticos Promovidos pelas Organizações Locais
SECRETARIADO NACIONAL DA FNE
Aproveitando a presença no Algarve para a promoção desta iniciativa, a FNE realiza no dia 20, 6ª feira, pelas 14h30 em Lagoa, no Auditório do Convento de S. José, a primeira reunião do Secretariado Nacional deste novo ano letivo e em que será debatida a atualidade sindical, assim como as ações sindicais que a FNE se propõe realizar ao longo do 1.º período, do ano letivo 2024-2025 e que abrangem múltiplas áreas de intervenção, desde os processos negociais que sabemos estarem previstos (21de outubro - ECD), bem como outros que a FNE deseja lançar para negociação, nomeadamente: Modelo de Gestão e Administração das escolas; Indisciplina e violência; Tempo de trabalho e burocracia; Educação Ambiental; Educação Inclusiva; Medidas de valorização da carreira docente; Mobilidade por Doença; Formação contínua e conteúdos funcionais do PAE, entre outros.
Até dezembro, a agenda da FNE será marcada por várias ações, das quais destacamos:
- a realização do inquérito “Condições de abertura do ano letivo” – início a 23 de setembro;
- a celebração do Dia Mundial do Professor – 5 de outubro;
- a Convenção Nacional FNE; CONFAP; ANDAEP – 26 de outubro em Aveiro;
- o Fórum FNE 2024 – 9 de novembro no Porto;
- o Dia Nacional do Trabalhador Não Docente/PAE – 23 de novembro em Vila Real.
- a Conferência “Administração e Gestão Escolar – avaliar para corrigir – 11 de dezembro.
Nesta reunião será, ainda, debatida e aprovada a proposta que a FNE irá apresentar publicamente sobre o Orçamento do Estado 2025.
Com o objetivo de contribuir ativa e responsavelmente para o encontro de soluções e a resolução dos problemas que a Educação enfrenta, a FNE, propõe neste documento um conjunto de medidas indispensáveis para o Orçamento do Estado 2025, visando a valorização da Educação e dos seus profissionais.
A FNE considera que o Orçamento do Estado para 2025 tem que refletir uma mudança de política que permita inverter o ciclo negativo de desvalorização do setor, consagrando a Educação como uma prioridade nacional.
Este documento será a base para uma campanha sindical designada por “Investir na Educação. Garantir o Futuro – Valorizar a Educação e todos os seus profissionais no OE2025”, a ser desenvolvida até ao momento da aprovação do OE2025.
Porto, 17 de setembro de 2024
A Comissão Executiva da FNE
Categorias
Destaques