FNE reuniu com Secretário de Estado do Ensino Superior

4-11-2022

FNE reuniu com Secretário de Estado do Ensino Superior

A Federação Nacional da Educação (FNE) esteve reunida na manhã de hoje (4 de novembro de 2022) em Lisboa, com o Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira.

Neste encontro - que foi o primeiro entre a FNE e a nova equipa ministerial - esteve em cima da mesa a apresentação do Projeto de protocolo negocial entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e a FNE para a legislatura 2022-2026.

A delegação da FNE, composta pelo Secretário Executivo José Luís Abrantes e pelos Professores Bravo Nico, Isabel Martins e Alina Sousa Vaz, ouviu da parte da tutela a vontade de estabelecer um roteiro negocial de modo a aprofundar a discussão e negociação em matérias que ambas as partes consideram estruturantes para as instituições académicas e científicas.

O Secretário de Estado acompanhou a apresentação das propostas da FNE, parte integrante do Roteiro da federação para a Legislatura 2022-2026, que constituem medidas de curto, médio e longo prazo, consideradas imprescindíveis para uma Educação de qualidade, justa, inclusiva e sustentável no Ensino Superior e na investigação.

O reforço do financiamento às Instituições de Ensino Superior, a questão das carreiras ou o modo de funcionamento das instituições, são matérias que a FNE pretende levar à negociação, de modo que se alcancem resultados práticos para a vida dos trabalhadores do Ensino Superior.

A FNE reiterou mais uma vez a sua disponibilidade para o desenvolvimento de processos negociais com o Governo, em defesa dos docentes do Ensino Superior e da Educação, e sempre na busca de soluções para as dificuldades identificadas no setor, através de um diálogo social que permita alcançar os resultados desejados.


Porto, 4 de novembro de 2022

A Comissão Executiva da FNE