FNE reúne com Grupo Parlamentar do PCP

11-1-2024

FNE reúne com Grupo Parlamentar do PCP

A Federação Nacional da Educação (FNE) reúne amanhã, 12 de janeiro de 2024, pelas 14h00, com o Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP), na Assembleia da República (edifício antigo).

Esta reunião de trabalho acontece no seguimento do desafio apresentado pela FNE aos Partidos Políticos no sentido de assinarem uma Declaração de Compromisso pré-eleitoral, relativa a matérias de Educação de Docentes e de Pessoal de apoio educativo (PAE), para a próxima legislatura.

O PAN - Partido Pessoas-Animais-Natureza, foi o primeiro partido a assinar o compromisso, que inclui propostas ao nível da recuperação do tempo do serviço congelado para os docentes e de matérias como o estabelecimento de conteúdos funcionais específicos, formação contínua e inicial e revisão da portaria de rácios para o PAE.

A FNE pretende neste período pré-eleitoral reafirmar já junto dos representantes do PCP a necessidade urgente de investimento na Educação, garantindo a todos os seus profissionais uma carreira reconhecida e com salários dignos, que se constitua como fator de atratividade, de incentivo a práticas profissionais empenhadas e de elevados padrões de exigência.

A FNE aguarda ainda as respostas dos restantes partidos políticos ao desafio do Compromisso para a Educação, que poderá ocorrer por via da devolução do documento devidamente assinado, ou através da marcação de uma reunião para esse efeito.

A delegação da FNE estará disponível para declarações no local.

Porto, 11 de janeiro de 2024

A Comissão Executiva da FNE