FNE lança a obra do Itinerário Principal - IP6623 em Penacova - Nem há estrada, nem carreira reposta aos professores

5-9-2023

FNE lança a obra do Itinerário Principal - IP6623 em Penacova  - Nem há estrada, nem carreira reposta aos professores

FNE lança a obra do Itinerário Principal - IP6623 em Penacova
- Nem há estrada, nem carreira reposta aos professores

2 de julho de 2018 - "Ao fazer obra no IP3, estamos a decidir não fazer evoluções nas carreiras ou vencimentos" - António Costa, Primeiro-Ministro de Portugal.

1894 dias depois, o investimento de 134M no Itinerário Principal 3 (IP3) prometido por António Costa encontra-se na mesma situação que a recuperação do tempo de serviço congelado dos professores: parado.

E por isso, a FNE faz questão de relembrar o Governo sobre este tema, no próximo dia 8 de setembro, pelas 11h30m, no espaço paralelo à Rua das Lamas e nas traseiras do Largo das Lamas, Oliveira do Mondego, Penacova, com o lançamento da obra do Itinerário dos Professores – IP6623, através da colocação de um outdoor de grandes dimensões e de uma placa alusiva ao lançamento/inauguração da empreitada.

Estarão presentes vários dirigentes da Federação naquela que será a primeira de várias iniciativas com que a FNE vai marcar o início deste ano letivo que se vai principiar com a repetição de problemas, insuficiências e fragilidades há muito identificadas.

A FNE fez chegar ao Ministério da Educação e Governo várias propostas com soluções, sendo estes incapazes, a tempo e horas, em diálogo e concertação, definir políticas concretas com respostas e soluções. No ano letivo que se aproxima, torna-se crucial superar os muitos problemas já identificados, sendo vital a revitalização do diálogo entre o Governo, as organizações sindicais e os professores. A frustração da esperança dos professores não pode ser ignorada. Ao contrário, deve servir como um alerta para a ação de todos os envolvidos no sistema educativo.

Mais uma vez, a FNE mostra-se disponível para a abertura de processos de diálogo e negociação, que produzam ações concretas que demonstrem um compromisso verdadeiro com a valorização dos professores e por uma educação de qualidade.

 
Convidamos a comunicação social a acompanhar esta iniciativa.

O Secretário-Geral da FNE estará disponível para declarações no local.

 

Porto, 5 de setembro de 2023

A Comissão Executiva da FNE