FNE comemora o Dia Mundial do Professor com ações em todo o País

2-10-2024

FNE comemora o Dia Mundial do Professor com ações em todo o País
No âmbito da comemoração do Dia Mundial do Professor, este ano sob o tema "Valorizar a voz docente", definido pela Internacional da Educação (IE), em conjunto com a UNESCO, a FNE pretende também reforçar a mensagem da importância da valorização e reconhecimento, pela sociedade, do papel fundamental que os professores desempenham, tendo estado sempre presentes para colmatar as enormes insuficiências tantas vezes sublinhadas do sistema de educação e formação, no qual tão pouco se tem investido, ao longo de tantos e tantos anos.

O Dia Mundial do Professor é mais uma oportunidade para relembrar o Governo de que cortar no orçamento para a educação não é o caminho adequado. É necessário, pelo contrário, investimento do Governo para se alcançar uma educação de qualidade.

A FNE, através dos seus sindicatos, vai comemorar o Dia Mundial do Professor, realizando as seguintes ações:

• O hasteamento da bandeira "Obrigado Professor" em escolas de norte a sul e ilhas, entre os dias 4 e 7 de outubro;
• Envio de uma mensagem dirigida ao Ministro da Educação, Ciência e Inovação, acompanhada dos resultados obtidos no inquérito online levado a cabo junto dos docentes, com a identificação das cinco prioridades consideradas como de mais urgente resolução;
• Lançamento da campanha "+Esperança + Alegria";
• O reforço da ação "Investir na Educação - Garantir o futuro", ligada às propostas da Federação Nacional da Educação (FNE) para o Orçamento do Estado 2025;
• Campanha “Cada Gota Contém Amor” – doação voluntária de sangue na R.A.Açores;
• Concerto do Dia Mundial do Professor com Vânia Fernandes e Paulo Silva – R.A.Madeira;
• Concentração na Praça da República, em Viana do Castelo para descerramento da placa alusiva ao Professor;
• Publicação nas redes sociais de materiais informativos e de vídeos com mensagens dos presidentes dos Sindicatos de Professores da FNE.

Estas serão as principais iniciativas que a FNE e os seus sindicatos irão levar a cabo nas celebrações do Dia Mundial do Professor de 2024.

A FNE não vai desistir de procurar construir um futuro melhor e que valorize os docentes.
E será junto com os professores que o iremos fazer.

É imperioso valorizar as carreiras, como base para essa educação de qualidade que todos pretendemos alcançar, assim como para garantir os direitos e condições dos trabalhadores da educação e investir em elevados níveis de formação inicial e condnua. Essa valorização deve incluir a determinação de condições de trabalho em segurança nas escolas, incluir limites ao tempo de trabalho que é exigido aos professores, regular o desenvolvimento das
carreiras, reconhecer o trabalho que é desenvolvido com empenho, incluir o direito a uma aposentação digna, à estabilidade e segurança na profissão.

Por tudo isto e muito mais, o Dia Mundial do Professor é um dia que marca o reforço na busca pela valorização da vida profissional dos docentes portugueses, pois só com educadores, professores, formadores e investigadores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, de qualidade, inclusiva e equitativa para todos.

O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de outubro. Foi em 1994 que foi decidida pela UNESCO, juntamente com a Internacional da Educação, a celebração do Dia Mundial do Professor, a 5 de outubro de cada ano. Esta data foi escolhida para reconhecer a importância da declaração da OIT e da UNESCO sobre a condição dos trabalhadores docentes, concretizada em 5 de outubro de 1966.

Porto, 2 de outubro de 2024
A Comissão Executiva da FNE

Bandeira "Obrigado Professor" em escolas de
norte a sul e ilhas, entre os dias 4 e 7 de
outubro;

Mensagem dirigida ao Ministro da Educação,
Ciência e Inovação, acompanhada dos
resultados obtidos no inquérito online levado a
cabo junto dos docentes, com a identificação
das cinco prioridades consideradas como de
mais urgente resolução;

Campanha "+Esperança + Alegria";

Ação "Investir na Educação - Garantir o
futuro", ligada às propostas da Federação
Nacional da Educação (FNE) para o Orçamento
do Estado 2025;

Campanha “Cada Gota Contém Amor”
doação voluntária de sangue na R.A.Açores;

Concerto do Dia Mundial do Professor com
Vânia Fernandes e Paulo Silva – R.A.Madeira;

Concentração na Praça da República, em Viana
do Castelo para descerramento da placa alusiva
ao Professor;
Publicação nas redes sociais de materiais