FNE apresenta resultados da Consulta Nacional de outubro de 2022

31-10-2022

FNE apresenta resultados da Consulta Nacional de outubro de 2022

A Federação Nacional da Educação (FNE) promove no próximo dia 3 de novembro de 2022, pelas 15h00m, no Auditório do Sindicato dos Professores da Zona Norte - SPZN (Rua Costa Cabral, 1035, Porto) uma Conferência de Imprensa de apresentação e divulgação dos resultados da Consulta Nacional realizada em outubro deste ano aos Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e que avaliou as condições em que está a decorrer a abertura do presente ano letivo de 2022/2023.

A Consulta Nacional da FNE superou os 2 000 respondentes em todo o país, com o objetivo de aferir a perceção dos Educadores e Professores sobre a sua situação remuneratória e de reconhecimento social, fornecendo uma base segura a respeito das condições de funcionamento do novo ano letivo, condições de trabalho e operacionalização da escola digital.

Depois do questionário realizado em julho - relativo ao balanço do ano letivo 2021/2022 , que evidenciou como principais preocupações dos docentes a carga de trabalho administrativo e burocrático, a que se somou a insuficiência de recursos disponibilizados e a falta de respeito pelos limites do tempo de trabalho, a FNE procura agora com estes novos dados avaliar o que de positivo e menos positivo tem acontecido desde a abertura do corrente ano letivo, que inclui muitos e complexos desafios para as escolas e para os profissionais de educação.

A FNE espera com estes resultados reforçar junto do Ministério da Educação e do Governo, em geral, a necessidade de encontrar soluções e resolver os problemas identificados, as insuficiências e as fragilidades que advêm de anos anteriores, com o intuito de definir políticas concretas de investimento e de resposta à precariedade, à valorização e rejuvenescimento da condição e profissão docentes, assim como à gestão adequada dos recursos humanos da educação.

Convidamos todos os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem esta iniciativa.

Porto, 31 de outubro de 2022

A Comissão Executiva da FNE