A valorização da carreira docente como solução para a falta de professores

5-3-2024

A valorização da carreira docente como solução para a falta de professores

Aprofundar a crise com medidas paliativas não é a resposta.

A falta de professores no sistema educativo português é um problema sério que exige soluções estruturais e de longo prazo. Recorrer ao regresso de professores aposentados, como ouvimos ter sido sugerido, não resolve a questão de fundo e pode até aprofundar a crise no futuro.

Investir na juventude e na atratividade da profissão docente é a chave para o sucesso!

É necessário apostar no rejuvenescimento da carreira docente, tornando-a mais atrativa para as novas gerações e isso passa inevitavelmente por:

  • Valorização salarial e reconhecimento profissional: A carreira docente deve ser digna e oferecer perspetivas de progressão salarial e reconhecimento profissional, devendo ser urgentemente resolvidas as ultrapassagens na carreira e a contabilização de tido o tempo de serviço prestado.
  • Melhores condições de trabalho: É fundamental garantir aos professores um ambiente de trabalho propício à aprendizagem e à inovação, com menos burocracia e mais tempo para se dedicar à sua missão.
  • Desenvolvimento profissional contínuo: Os professores devem ter acesso e tempo específico para frequentar a formação de qualidade que lhes permita acompanhar as mudanças na sociedade e nas metodologias de ensino.
  • Avaliação de desempenho justa e transparente: A avaliação de desempenho deve ser um instrumento de apoio à melhoria das práticas pedagógicas, sem ser punitiva ou desmotivadora.

Investir na educação é investir no futuro do país.

Um sistema educativo de qualidade é fundamental para o desenvolvimento económico, cultural e social de Portugal. É por isso que urge tomar medidas concretas para resolver a falta de professores e garantir que todos os alunos têm acesso a um ensino de qualidade e a todos os professores que precisam.

As medidas de valorização da carreira docente são um investimento no futuro.

 

Porto, 5 de março de 2024

A Comissão Executiva da FNE