Descongelamento das carreiras e respeito pelo tempo de trabalho são prioridades

16-9-2015

Descongelamento das carreiras e respeito pelo tempo de trabalho são prioridades
A FNE definiu, em Secretariado Nacional realizado a 16 de setembro, um conjunto de reivindicações que pretende pôr em prática na próxima legislatura. Com o objetivo de valorizar a carreira de todos os profissionais da Educação e promover as condições de trabalho, os Trabalhadores da Educação poderão contar com a intervenção ativa da FNE para reivindicar:

a) O aumento do rendimento disponível, através do descongelamento das progressões e do acesso a níveis remuneratórios mais elevados, bem como da reestruturação das tabelas do IRS;

b) O respeito por limites no tempo de trabalho, voltando-se ao regime de 35 horas de trabalho semanal na Administração Pública;

c) Reconhecimento do especial desgaste profissional que envolve o trabalho com crianças e jovens e determinação de mecanismos para a sua compensação, nomeadamente ao nível de condições de aposentação específicas, que devem incluir o limite dos 30 anos de serviço;

d) Dignificação da profissão docente, respeitando a prioridade do tempo de trabalho com os alunos e da respetiva preparação, feita individualmente, quer em grupo;

e) Redefinição em baixa dos limites para o número de alunos e níveis de ensino por professor;

f) O fim da precariedade laboral, nomeadamente respeitando o direito à vinculação de quem acumula contratos sucessivos de ano inteiro, no estrito respeito pelo que a lei geral determina;

g) A promoção de uma ação concertada que permita que até ao final da Legislatura toda a legislação do setor esteja organizada e procurando uma maior clareza, reduzindo as ambiguidades e com horizonte de duração estável, de forma a introduzir por esta via mais um fator de segurança para todos os Trabalhadores;

h) Determinação dos conteúdos específicos das carreiras dos Trabalhadores Não Docentes.

O conteúdo integral da Resolução pode ser consultado aqui