Foi uma manhã algarvia nublada na Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra (Silves/Algarve) que aconteceu a terceira edição iniciativa "Educação para o Ambiente" promovida pela Federação Nacional da Educação (FNE) e a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET) neste sábado, 21 de setembro e que incluiu a limpeza desta praia por dirigentes e associados da federação.
95 quilos de lixo terrestre, mais 35kg de lixo subaquático recolhido em pouco mais de uma hora. Este foi o resultado alcançado nesta ação em prol da defesa do ambiente e da sustentabilidade do planeta, na qual a FNE e AFIET participam desde 2022, que se inseriu no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira e que foi organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal, em conjunto com a Fundação Oceano Azul e o Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Silves, integrada na campanha da União Europeia #EUBeachCleanup.
Marcaram presença neste evento vários membros da Fundação Oceano Azul, a Representante da Comissão Europeia, Sofia Moreira de Sousa e Rosa Palma, Presidente da Câmara de Silves.
Esta limpeza de praia teve lugar na zona abrangida pelo Parque Natural Marinho do Recife do Algarve - Pedra do Valado, a primeira Área Marinha Protegida criada em Portugal no Século XXI.
A FNE e a AFIET pretenderam com esta iniciativa demonstrar que o papel do sindicalismo não se limita a negociar e debater alterações laborais e sociais, mas também ajudar a reforçar o papel da Educação e dos seus profissionais (docentes e PAE/não docentes) na defesa do ambiente e na sustentabilidade para o futuro do planeta, através da redução da pegada ambiental.
José Ricardo Coelho, Secretário-Geral Adjunto da FNE e um dos dinamizadores desta ação destacou "que estamos aqui pelo ambiente. Esta é uma ação para despertar consciência a toda a população". Já o Presidente da AFIET, João Dias da Silva ressalvou a importância desta iniciativa "que contribui para o crescimento de uma educação ambiental que seja assumida por toda a sociedade e estando aqui trabalhadores da educação é um papel que dentro das escolas se torna absolutamente imprescindível".
A campanha #EUBeachCleanup, promovida pela União Europeia, pretende mobilizar os cidadãos para uma maior consciência ambiental e para a alteração de comportamentos, com especial alerta para a emergência climática e para a necessidade de uma maior proteção dos oceanos.
Em 2024, a sétima edição da campanha #EUBeachCleanup, concentra-se na participação da juventude, encorajando jovens de todas as idades e de todo o mundo a organizar e/ou participar em atividades de limpeza nas praias e zonas fluviais.
Este acontecimento reúne, além da FNE e da AFIET, centenas de organizações de todo o país com o objetivo de unir cidadãos, ONG, organizações e entidades para contribuir para a sensibilização sobre a questão do lixo marinho.
Após 5 edições, a iniciativa do Dia Internacional de Limpeza Costeira já envolveu + 400 organizações | + 880 ações | + 800 km limpos | + 28 600 voluntários | + 160 toneladas de lixo recolhido
A FNE/AFIET congratulam-se com mais este passo em defesa dos Oceanos.