FNE/AFIET assinalam Dia Mundial do Oceanos e lançam iniciativa "Educação para o Ambiente"

8-6-2022

FNE/AFIET assinalam Dia Mundial do Oceanos e lançam iniciativa

Celebra-se hoje o Dia Mundial dos Oceanos e a FNE e a AFIET não quiseram deixar passar em branco a data que ajuda a reforçar a importância do comportamento de todos para alcançar uma sustentabilidade para o futuro do planeta.

E por isso a FNE/AFIET anunciam que vão realizar no próximo dia 17 de setembro de 2022, a iniciativa "Educação para o Ambiente" que é uma ação de limpeza na praia da Foz do Rio Lizandro, na Ericeira, que contará com a participação de dirigentes da FNE e com o apoio da Câmara Municipal de Mafra.

No seguimento de outras iniciativas pelo futuro do Planeta, a FNE/AFIET pretendem alertar também para o dever individual e coletivo de utilizar os seus recursos de forma sustentável e do papel que cada um deve ter na preservação, conservação e limpeza dos oceanos. Vivemos uma era de emergência e de necessidade de sensibilização do mundo para os benefícios dos oceanos para a humanidade.

Todos os anos a celebração deste dia 8 de junho é acompanhada por um evento temático. Em 2022, realiza-se em formato híbrido, com um evento presencial na sede da ONU em Nova Iorque e com transmissão em direto. O tema é «Revitalização: Ação Coletiva para o Oceano» com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de criar um novo equilíbrio com o oceano, trazendo-lhe uma nova vida.

O Dia Mundial dos Oceanos foi proclamado através da Resolução 63/111 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 5 de dezembro de 2008, mas a data já era celebrada em inúmeros países, desde 1992, após a realização, no Rio de Janeiro, da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento.