Conferência final FNE/AFIET sobre Administração e Gestão Escolar

10-12-2024

Conferência final FNE/AFIET sobre Administração e Gestão Escolar

A Conferência Final sobre Administração e Gestão Escolar, promovida pela Federação Nacional da Educação (FNE) e a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET), decorre amanhã, 11 de dezembro de 2024, entre as 10h30 e as 17h00, na Sala de Atos Académicos da Universidade de Aveiro (Edifício Central e da Reitoria).

Esta Conferência em Aveiro conclui um ciclo de quatro “Audições sobre Administração e gestão escolar – avaliar para corrigir” efetuadas em 2024, em Coimbra (6 de março), Lisboa (17 de abril), Évora (5 de junho) e Porto (16 de outubro). O objetivo da FNE e AFIET é o de criar um contributo político-sindical para a revisão do modelo de administração e gestão escolar, no ensino básico e secundário.

A Conferência Final vai divulgar e debater as conclusões retiradas do ciclo de audições a vários atores intervenientes no sistema educativo do país e conta com a participação, na sessão da manhã, da oradora convidada Andreia Gouveia, Professora Auxiliar de Psicologia e Educação da Universidade Portucalense.

O Programa do atual XXIV Governo determina que “As escolas devem ser dotadas de autonomia na sua gestão, de forma que assegurem as condições técnicas e pedagógicas para uma educação de qualidade em igualdade de oportunidades para todas as famílias, em todo o território nacional”.

Foi na sequência destes pressupostos que a FNE e a AFIET promoveram o ciclo de quatro audições, que reuniram e envolvendo docentes, diretores de escola, presidentes de Conselhos Gerais, Coordenadores de estruturas pedagógicas intermédias, alunos membros de conselhos gerais, trabalhadores de apoio educativo, autarcas, académicos, pais e encarregados de educação.

No mesmo âmbito, o Plano de Ação Sindical da FNE para o quadriénio 2024 - 2027 estabelece que “o atual modelo de administração e gestão das escolas deve ser avaliado, para se identificarem os constrangimentos que os diferentes atores nele encontram”.

Com esse propósito, a Conferência Final vai debater as limitações do regime atual, os princípios a promover na definição de um novo regime e a distribuição de competências na área da educação. O debate incluirá também o órgão de direção estratégica e de gestão da escola/agrupamento e a coordenação das estruturas pedagógicas.


CONSULTE AQUI O PROGRAMA DESTA CONFERÊNCIA

NOTA CURRICULAR DA ORADORA CONVIDADA, PROFESSORA ANDREIA GOUVEIA