TVI | Pedro Barreiros: "Para que se chegue a um estado de acalmia e paz nas escolas, é necessário que os dois lados se ponham de acordo"

23-5-2023

TVI  |  Pedro Barreiros:
O recém-eleito Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, falou esta manhã à TVI sobre os planos da FNE para o que aí na vem nos próximos tempos.

"Para que se chegue a um estado de acalmia e paz nas escolas, é necessário que os dois lados se ponham de acordo relativamente a uma série de principios. E da parte do Ministério da Educação, desde o início do ano letivo, nunca se deram passos no sentido da valorização dos profissionais da educação".

O novo Secretário-Geral da FNE defendeu ainda que "reconhecemos quando existem pequenos passos positivos, mas há um desgaste enorme nos professores e que vem desde há duas décadas que os professores não sentem reconhecimento do seu trabalho. Os 6 anos, 6 meses e 23 dias são um grande passo por cumprir. Que haja pelo menos um compromisso em que se estabeleça um calendário na recuperação desse tempo. Mas há muitos outros temas que nos preocupam e que fazem os professores sentir-se mal nas escolas. Não há rejuvenescimento da profissão, a violência na escola, as transformações que a pandemia trouxe, a avaliação de desempenho, burocracia, a falta de tempo para investigar, um conjunto enorme que tem de ser analisado, mas para isso é preciso disponibilidade do Ministério da Educação".