FNE perspetiva as próximas rondas negociais com o ME (vídeo)

15-2-2023

FNE perspetiva as próximas rondas negociais com o ME (vídeo)
No dia em que Sindicatos dos professores e o Ministério da Educação retomam as negociações, o Vice Secretário-Geral da FNE, Pedro Barreiros, esteve na CNN Portugal e SICNotícias para falar sobre esta quinta ronda negocial entre governo e professores e sobre a proposta de passarem a ser anuais os concursos nacionais em vez dos atuais de 4 em 4 anos.

A Federação Nacional da Educação acusa o Governo de se recusar a negociar medidas que contemplem a valorização e a profissão de professor e considera que esta proposta dos professores do quadro passarem a mudar de escola todos os anos é uma falsa cedência por parte do ministério.

"A proposta de diploma que nos foi apresentado pelo Ministério da Educação a menos de 24h da reunião de hoje é apenas mais do mesmo e com aspetos que já tínhamos denunciado que não podem merecer a nossa concordância. Tenta-se fazer passar para a opinião pública que existe uma aproximação às reivindicações dos professores e dos sindicato, mas em concreto isso não se verifica, porque se é verdade que o Ministro da Educação e o Primeiro-Ministro têm falado na urgência de se combater os professores 'com casa às costas', este diploma, aquilo que nos traz é professores 'de mochilas às costas' ", afirmou o Vice SG da FNE.