FNE celebra Dia Nacional do Trabalhador Não Docente no Seixal

23-11-2022

FNE celebra Dia Nacional do Trabalhador Não Docente no Seixal

Os Trabalhadores Não Docentes dos três sindicatos da FNE vão celebrar o Dia Nacional do Trabalhador Não Docente (DNTND) no próximo dia 24 de novembro de 2022, pelas 10h00, na Escola EB 2/3 Paulo da Gama, na Amora, Seixal, cabendo a organização este ano ao Sindicato dos Técnicos, Administrativos e Auxiliares de Educação Sul e Regiões Autónomas (STAAESRA).

João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE, e Cristina Ferreira, Presidente do STAAESRA, serão recebidos pela Diretora do Agrupamento de Escolas Paulo da Gama - Amora, ao que se seguirá uma visita-guiada a este estabelecimento de ensino e o hasteamento da bandeira "Funcionários de Escola Também Educam".

O programa desta comemoração, este ano sob o tema "Carreiras dignas, reconhecidas e valorizadas para os Trabalhadores Não Docentes", servirá para dar expressão às reivindicações que a FNE e os seus Sindicatos de Não Docentes mantêm em relação aos mais de 80 mil trabalhadores Não Docentes, em Portugal, tanto no setor público, como no privado dependente e independente do Estado, que têm mostrado a sua relevância nestes tempos de novos desafios na Educação.

O DNTND é uma ocasião para lembrarmos as principais reivindicações destes trabalhadores, em que se incluem a necessidade do restabelecimento das carreiras especiais, uma revisão profunda da Portaria de Rácios, o combate efetivo a todas as situações de precariedade, salários dignos, não esquecendo a definição de orientações claras para o recurso e regulamentação do teletrabalho, ou o reforço dos técnicos superiores, assistentes técnicos e assistentes operacionais nas instituições de ensino, todos absolutamente imprescindíveis no contexto atual.

As políticas reivindicativas da FNE inserem-se numa valorização real de todos os Trabalhadores Não Docentes e numa busca de condições de saúde e de bem-estar profissionais, e por isso foi realizada, entre 4 e 11 de novembro de 2022, uma Consulta Nacional para se conhecer a opinião do Pessoal Não Docente sobre a sua situação profissional no presente ano letivo.

Porto, 23 de novembro de 2022

A Comissão Executiva da FNE

(Versão em PDF para download)