FNE reuniu com Partido LIVRE e PSD

27-10-2022

FNE reuniu com Partido LIVRE e PSD

A FNE reuniu com os Grupos Parlamentares do Partido LIVRE (online) e do Partido Social Democrata (na Assembleia da República), para apresentar aos representantes destes partidos as suas preocupações com o Orçamento de Estado para 2023 que, mais uma vez, ignora a realidade, prosseguindo uma política de falta de investimento, sem soluções para os principais problemas que afetam o sistema educativo e os seus profissionais.

Mas outros problemas dos Profissionais da Educação foram elencados nestes encontros tanto ao nível de docentes como de não docentes, tais como a procura por uma carreira atrativa, o fim da precariedade e instabilidade dos profissionais da educação, o combate ao envelhecimento docente, o respeito pelos limites do tempo de trabalho, a atualização salarial, entre outras matérias expostas e debatidas nestes encontros.

Os Grupos Parlamentares ouviram assim da delegação da FNE, a reafirmação do seu compromisso para o dever de contribuir para uma educação de qualidade, um desígnio que deve concretizar-se com a consideração das propostas que a FNE tem vindo a apresentar junto do Ministério da Educação, para o que se torna indispensável, por um lado, aprofundar qualitativamente o diálogo social, através  do desenvolvimento de adequados processos negociais e, por outro, um maior investimento na educação, investimento este, que deveria ser, desde já, assumido, politicamente, pelo Governo, no Orçamento de Estado para 2023.