FNE avalia condições de abertura do ano letivo 2022/2023

13-10-2022

FNE avalia condições de abertura do ano letivo 2022/2023

A Federação Nacional da Educação (FNE) vai lançar entre os dias 14 e 21 de outubro uma Consulta Nacional online a Educadores e Professores dos Ensinos Básico e Secundário de todo o país, para avaliar, de forma detalhada, as condições em que está a decorrer a abertura do presente ano letivo de 2022/2023.

Com os resultados deste questionário, a FNE pretende perceber que problemas afetam as condições de trabalho e o bem-estar dos professores no seu dia-a-dia na vida escolar e reunir os argumentos dos educadores e professores para reforçar os seus alertas junto do Governo, no sentido que este proceda a um sólido investimento numa Educação de qualidade.

Depois da consulta de julho relativa ao balanço do ano letivo 2021/2022, que evidenciou como principais preocupações dos docentes a carga de trabalho administrativo e burocrático, a que se somou a insuficiência de recursos disponibilizados e a falta de respeito pelos limites do tempo de trabalho, a FNE procura agora avaliar o que de positivo e menos positivo está a acontecer na abertura deste novo ano letivo, que inclui inúmeros e complexos desafios para as escolas e para os profissionais de educação.

Em vésperas da apresentação do OE2023, a FNE relembra que é obrigatório que esse documento garanta que se passe do papel à prática nas escolas, no sentido da melhoria das condições de vida e de trabalho, que permitam aos educadores e professores um bem-estar físico e emocional permanente, indispensável para o sucesso escolar dos nossos alunos.

Este é mais um ano letivo em que se exige empenho, dedicação e profissionalismo aos docentes portugueses, tanto em território nacional como no Ensino Português no Estrangeiro (EPE). E mais uma vez os educadores e professores portugueses estão prontos para garantir um desempenho de grande qualidade, mesmo em ocasiões desafiantes e confrontados com enormes problemas estruturais e insuficiência de recursos no sistema educativo.

Esta Consulta Nacional estará disponível no site da FNE entre 14 e 21 de outubro de 2022. Os resultados serão divulgados posteriormente, em data a anunciar.

 

Porto, 13 de outubro de 2022

A Comissão Executiva da FNE