FNE/AFIET em ação de limpeza de praia na Ericeira

19-9-2022

FNE/AFIET em ação de limpeza de praia na Ericeira
Cinquenta e quatro quilos de lixo recolhido em pouco mais de uma hora, na Praia da Foz do Rio Lizandro, na Ericeira. Este foi o resultado da iniciativa "Educação para o Ambiente" promovida pela Federação Nacional da Educação (FNE) e a Associação para a Formação e Investigação em Educação e Trabalho (AFIET) no passado sábado de 17 de setembro e que incluiu a limpeza da Praia da Foz do Rio Lizandro, na Ericeira, por dirigentes e associados da federação.

Esta ação em prol da defesa do ambiente e da sustentabilidade do planeta inseriu-se no âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira e foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Mafra e a Fundação Oceano Azul, integrada na campanha da União Europeia #EUBeachCleanup.

Marcaram presença neste evento a Representante da Comissão Europeia, Sofia Moreira de Sousa, António José Correia, representante da Fundação Oceano Azul, António Felgueiras e Marta Gomes, Vereadores da Câmara Municipal de Mafra e o Embaixador da República Checa em Portugal, Eng.º Martin Pohl, cujo país assume, de 1 de julho a 31 de dezembro de 2022, a Presidência Rotativa do Conselho da União Europeia, sucedendo à França.

A FNE e a AFIET pretenderam com esta iniciativa demonstrar que o papel do sindicalismo não se limita a negociar e debater alterações laborais e sociais, mas também ajudar a reforçar o papel da Educação e dos seus profissionais (docentes e não docentes) na defesa do ambiente e na sustentabilidade para o futuro do planeta, através da redução da pegada ambiental.

A campanha #EUBeachCleanup, promovida pela União Europeia, pretende mobilizar os cidadãos para uma maior consciência ambiental e para a alteração de comportamentos, com especial alerta para a emergência climática e para a necessidade de uma maior proteção dos oceanos.

Em 2022, no âmbito do Ano Europeu da Juventude, a quinta edição da campanha #EUBeachCleanup, concentra-se na participação da juventude, encorajando jovens de todas as idades e de todo o mundo a organizar e/ou participar em atividades de limpeza nas praias e zonas fluviais.

Veja mais imagens aqui - https://bit.ly/3RXdZpc