João Dias da Silva congratula CPLP-SE no dia do lançamento do novo sítio na internet

5-10-2020

É muito significativo que a nossa CPLP-SE tenha decidido lançar o seu sítio na Internet no Dia Mundial do Professor de 2020.

Este é sempre um dia particularmente importante para todos nós e este ano a sua importância está reforçada pelo contexto especial que vivemos, em que os educadores e professores de todo o mundo têm estado na linha da frente pela equidade e pela segurança dos seus alunos.

Tem sido largamente reconhecido por toda a sociedade este forte envolvimento dos educadores e professores na operacionalização de respostas educativas que tentaram superar as dificuldades criadas pela decisão que foi generalizadamente adotada de encerrar as escolas.

Mas essa mobilização e esse empenhamento, bem como as iniciativas inovadoras voltaram a marcar o momento em que aos poucos os sistemas educativos foram reabrindo e agora quando de uma forma mais ou menos global se inicia o novo ano letivo.

É nossa obrigação, pela nossa responsabilidade social, fazer com que as palavras com que os professores têm sido louvados, sejam transformados em medidas concretas de valorização destes profissionais, das nossas remunerações, das nossas carreiras, das nossas condições de trabalho.

Nós, enquanto sindicatos, temos de estar também na linha da frente para a determinação das medidas que reforcem a imagem social dos professores e a valorização que a sociedade e os governos têm de nos proporcionar. E seremos capazes de o fazer de uma forma ainda mais forte se o fizermos solidariamente.

Por isso o papel da CPLP-SE é assim muito importante, devendo ser reconhecido e louvado o trabalho de todos os que têm contribuído para o seu crescimento e o seu fortalecimento, de que é exemplo este lançamento do novo sítio da CPLP-SE na Internet.

Quero, assim, aproveitar esta oportunidade para, em nome da FNE, saudar solidariamente todos os sindicatos que constituem a CPLP-SE, e através deles todos os trabalhadores da educação dos nossos países.

Viva o Dia Mundial do Professor

João Dias da Silva