FNE comemora Dia Mundial do Professor com emissão online e webinar com António Nóvoa

2-10-2020

FNE comemora Dia Mundial do Professor com emissão online e webinar com António Nóvoa

Um webinar com António Sampaio da Nóvoa e a transmissão online, no site obrigadoprofessor.pt, de vários eventos de comemoração em todo o país vão constituir a celebração do dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, promovida pela Federação Nacional da Educação (FNE) e pelos seus sindicatos.

Serão vários os registos em diferido e em direto que, ao longo do dia, vão ser publicados e que vão passar por reportagens do hasteamento da bandeira #obrigadoprofessor em várias escolas de norte a sul do país, por depoimentos de várias personalidades, professores, dirigentes dos Sindicatos de Professores da FNE, pela atuação do coro “Coral Cantata Viva”, por uma celebração junto do monumento ao Professor na Póvoa de Lanhoso e pelo concerto de Maria D'Vari a fechar a noite.

De destacar também o webinar "E agora, professores?" a realizar pelas 17h desse mesmo dia, com a participação do Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, com moderação de João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE e de Álvaro Santos, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da ANDAEP (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), para um debate em que será discutido o papel que hoje os professores são chamados a desempenhar em todo o mundo.

Esta é a forma da FNE homenagear os professores portugueses que nos momentos difíceis que vivemos têm dito presente, colmatando as enormes insuficiências tantas vezes sublinhadas de um sistema de educação e formação no qual tão pouco se tem investido ao longo de tantos e tantos anos. Por isso, queremos projetar o futuro com a celebração deste dia que serve de afirmação para um tempo que se quer de esperança não só na saúde, mas também na valorização da vida profissional dos docentes portugueses.

O Dia Mundial do Professor comemora-se em todo o mundo e celebra a profissão docente e o papel que estes profissionais da Educação desempenham na procura de uma sociedade mais justa, equitativa, sustentável e de qualidade para todos.

Este ano sob o tema definido pela Internacional da Educação "Professores na linha da frente" procura-se reforçar a mensagem da importância do reconhecimento pela sociedade do papel fundamental que os professores desempenham. Só com educadores e professores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, uma escola de qualidade inclusiva e equitativa.

Também englobado nas comemorações de 5 de outubro, a FNE participa na emissão online de 24 horas da Internacional da Educação (IE), com a divulgação de vários conteúdos vídeo ligados à iniciativa #obrigadoprofessor. Este webcast pode ser acompanhado em todo o mundo em www.5oct.org/pt-br/. Com esta ação, a IE pretende mostrar ao mundo que os professores estão unidos para liderar a linha da frente e ensinar ao mundo as lições que a pandemia nos trouxe.
 

Conheça aqui a grelha horária com os eventos produzidos pelos sindicatos FNE para o

Dia Mundial do Professor e que pode ser acompanhada em https://www.obrigadoprofessor.pt/pt ou no Facebook em @obrigadoprof a partir das 9h00m de 5 de outubro de 2020:

9h00m - Hastear de bandeira do Dia Mundial do Professor (DMP) na sede da FNE pelo SG, João Dias da Silva

9h05m - Declaração de João Dias da Silva sobre o Dia Mundial do Professor 2020

9h10m - Hastear da bandeira do DMP no agrupamento de escolas nº 4, em Évora e mensagem sobre a importância do papel do professor na sociedade | SDPSUL

9h15m - Direto do hastear da bandeira do DMP - Sede do SPZN

9h30m - Mensagem do Presidente do SPZC

10h00m - Anúncio do lançamento do site da CPLP-SE com mensagem do SG da FNE

10h15m - Hastear da Bandeira do DMP na Escola Secundária Luís de Freitas Branco – Paço de Arcos | SDPGL

11h00m - Direto SPZN no Monumento ao Professor da Póvoa de Lanhoso

11h45m - Atuação do coro “Coral Cantata Viva” - Apresentação de “Abide with me” | SDPGL

12h00m - Valorização do importante papel dos professores na sociedade | SPZC

12h30m - Mensagem da Presidente do SDPGL           

13h00m - Vídeo “Apresentação e Dinâmica" do SDPGL

13h30m - Palavra aos sócios do SPZC, sobre o Dia Mundial do Professor

14h30m - Inauguração do "espaço stôr" - SPZN em Vieira do Minho

15h15m - Ações sindicais do SPZC

17h00m - Webinar "E agora, professores?" com o Professor Doutor António Nóvoa

21h30m - Direto do concerto online do DMP, com Maria D'Vari | SPZN

23h45m - Declaração de encerramento do DMP

 

Porto, 1 de outubro de 2020

A Comissão Executiva