António Nóvoa no Dia Mundial do Professor da FNE

30-9-2020

António Nóvoa no Dia Mundial do Professor da FNE
Um webinar com António Sampaio da Nóvoa e a transmissão online, no site obrigadoprofessor.pt, de vários eventos de comemoração em todo o país vão constituir a celebração do dia 5 de outubro, Dia Mundial do Professor, promovida pela Federação Nacional da Educação (FNE) e pelos seus sindicatos.

Serão vários os registos que ao longo do dia vão ser publicados e que vão passar por reportagens do hasteamento da bandeira #obrigadoprofessor em várias escolas de norte a sul do país, por depoimentos de várias personalidades, professores, dirigentes dos Sindicatos de Professores da FNE, por uma celebração junto do monumento ao Professor na Póvoa de Lanhoso, mas também por concertos em diferido e em direto.

De destacar também o webinar "E agora, professores?" a realizar pelas 17h desse mesmo dia, com a participação do Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, com moderação de João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE e de Álvaro Santos, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral da ANDAEP (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas) para um debate em que será discutido o papel que hoje os professores são chamados a desempenhar em todo o mundo.

Também englobado nas comemorações de 5 de outubro, a FNE participa na emissão online de 24 horas da Internacional da Educação (IE) com a divulgação de vários conteúdos vídeo ligados à iniciativa #obrigadoprofessor. Este webcast pode ser acompanhado em todo o mundo em www.5oct.org/pt-br/. Com esta ação, a IE pretende mostrar ao mundo que os professores estão unidos para liderar a linha da frente e ensinar ao mundo as lições que a pandemia nos trouxe.

Pretendemos desta forma homenagear os professores portugueses que nos momentos difíceis que vivemos têm dito presente, colmatando as enormes insuficiências tantas vezes sublinhadas de um sistema de educação e formação no qual tão pouco se tem investido ao longo de tantos e tantos anos. Por isso, queremos projetar o futuro com a celebração deste dia que serve de afirmação para um tempo que se quer de esperança não só na saúde, mas também na valorização da vida profissional dos docentes portugueses.

O Dia Mundial do Professor comemora-se em todo o mundo e celebra a profissão docente e o papel que estes profissionais da Educação desempenham na procura de uma sociedade mais justa, equitativa, sustentável e de qualidade para todos.

Este ano sob o tema definido pela Internacional da Educação "Professores na linha da frente" procura-se reforçar a mensagem da importância do reconhecimento pela sociedade do papel fundamental que os professores desempenham. Só com educadores e professores prestigiados, valorizados e reconhecidos é que se estará a promover uma escola melhor, uma escola de qualidade inclusiva e equitativa.

E essa valorização inclui a determinação de condições de trabalho em segurança nas escolas, inclui limites ao tempo de trabalho que lhes é exigido, inclui o direito a uma aposentação digna, inclui estabilidade e segurança na profissão e recuperação do tempo de serviço.

A FNE não desiste. Junto com os nossos Sindicatos vamos construir propostas e atingir objetivos, na defesa das nossas propostas e nas ações que forem necessárias para as atingirmos e de forma que os nossos jovens possam no futuro desfrutar do seu direito à educação de qualidade.