Ação conjunta FNE-CONFAP-AEEP assinala início do ano letivo

15-9-2020

Ação conjunta FNE-CONFAP-AEEP assinala início do ano letivo

A FNE (Federação Nacional da Educação), a CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e a AEEP (Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo) realizam no próximo dia 16 de setembro de 2020, em Lisboa, uma ação comum para assinalar a abertura das atividades letivas de 2020/2021, no âmbito dos estabelecimentos de ensino particular e cooperativo.

Depois da visita à Escola Básica Dr. Costa Matos, em Vila Nova de Gaia, na passada segunda-feira, esta iniciativa conjunta prossegue agora em Lisboa.

Assim, no dia 16 de setembro, pelas 11h00m, uma delegação composta por João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE, por Jorge Ascenção, Presidente da CONFAP e por um representante da AEEP, Rodrigo Queirós e Melo, vai marcar presença no Externato S. Vicente de Paulo (Av. Marechal Craveiro Lopes, N.º 10 - Lisboa).

Esta comitiva será recebida, para apresentação das circunstâncias que foram criadas para promover condições de saúde e segurança para toda a comunidade escolar deste estabelecimento de ensino particular.

Através desta ação simbólica, os dirigentes das organizações presentes pretendem saudar todas as escolas e as suas comunidades do setor privado, perante os desafios que o novo ano letivo representa.

Nesta oportunidade, e aos Órgãos de Comunicação Social, estes dirigentes apresentarão as suas perspetivas sobre as condições em que está a abrir o ano letivo de 2020/2021 no setor privado.

Esta iniciativa conjunta pretende assinalar simbolicamente o recomeço das aulas, assim como reforçar a importância de retomar a atividade letiva presencial garantindo o bem-estar de todos, minimizando os riscos perante a situação da pandemia de COVID-19 que vivemos e prevenindo também eventuais situações que poderão surgir.

A FNE, a CONFAP e a AEEP querem desta forma assinalar as especiais condições em que o ano letivo está a ser retomado nestas escolas e para perceber os problemas com que vamos estar confrontados.

Convidamos todos os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem esta iniciativa.

 

Porto, 15 de setembro de 2020

A Comissão Executiva da FNE