FNE-CONFAP-ANDAEP promovem ação conjunta de visita a escolas em Vila Nova de Gaia e Lisboa

11-9-2020

FNE-CONFAP-ANDAEP promovem ação conjunta de visita a escolas em Vila Nova de Gaia e Lisboa

A FNE (Federação Nacional da Educação), a CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e a ANDAEP (Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas) realizam nos próximos dias 14 e 16 de setembro de 2020 uma ação comum para assinalar a abertura das atividades letivas de 2020/2021.

Assim, no dia 14 de setembro, pelas 10h30m, uma delegação composta pelo Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, e pelo Presidente do Conselho Executivo da CONFAP, Jorge Ascenção, vai marcar presença no exterior da Escola Básica Dr. Costa Matos (Tr. José Fontana, em Vila Nova de Gaia).

Esta comitiva será recebida no exterior, por razões de segurança, pelo Diretor da Escola, Filinto Lima, Presidente da ANDAEP, para apresentação das circunstâncias que foram criadas para promover condições de saúde e segurança para toda a comunidade escolar.

Através desta ação simbólica, os dirigentes das três organizações pretendem saudar todas as escolas e as suas comunidades, perante os desafios que o novo ano letivo representa.

Nessa oportunidade, e aos Órgãos de Comunicação Social, estes dirigentes apresentarão as suas perspetivas sobre as condições em que está a abrir o ano letivo de 2020/2021.

No dia 16 de setembro, às 11h00m, esta ação conjunta passa por Lisboa com a presença de uma delegação composta por João Dias da Silva, Secretário-Geral da FNE, José Ricardo Nunes, Vice Secretário-Geral da FNE e Jorge Ascenção, Presidente da CONFAP, junto a uma Instituição de ensino privado, e onde será também recebida pelo Diretor deste estabelecimento escolar.

Também aqui os dirigentes das organizações presentes vão apresentar a análise sobre as condições em que o novo ano letivo está a decorrer no setor privado.

Esta iniciativa conjunta pretende assinalar simbolicamente o recomeço das aulas, assim como reforçar a importância de retomar a atividade letiva presencial garantindo o bem-estar de todos, minimizando os riscos perante a situação da pandemia de COVID-19 que vivemos e prevenindo também eventuais situações que poderão surgir.

A FNE, a CONFAP e a ANDAEP querem desta forma assinalar as especiais condições em que o ano letivo está a ser retomado nestas escolas para perceber problemas.

Convidamos todos os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem esta iniciativa.

 

Porto, 11 de setembro de 2020

A Comissão Executiva da FNE