FNE assinala abertura do ano letivo com visitas a escolas de Lisboa, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e encontros com autarcas

10-9-2019

Tal como aconteceu nos anos anteriores, a Federação Nacional da Educação (FNE) assinala a abertura do novo ano letivo de 2019-2020 desta feita com visitas a escolas em Lisboa, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos e encontros com as respetivas autarquias.

Assim, no dia 12 de setembro, a FNE vai iniciar esta ação em Lisboa, com visitas às 11h30m à Escola Secundária Rainha D. Amélia e às 14h30m à Escola Secundária do Lumiar, sendo a delegação da FNE constituída pelo Secretário-Geral da FNE, João Dias da Silva, Lucinda Manuela Dâmaso, Vice-Secretária-Geral da FNE, Pedro Barreiros, Vice-Secretário-Geral da FNE, por dirigentes do Sindicato Democrático dos Professores da Grande Lisboa e Vale do Tejo (SDPGL) e pela Presidente do Sindicato dos Técnicos, Administrativos e Auxiliares de Educação do Sul e Regiões Autónomas (STAAESRA), Cristina Ferreira.

No dia 13 de setembro, último dia para se iniciar o novo ano letivo, juntar-se-ão à delegação da FNE o Presidente do Sindicato dos Técnicos Superiores, Assistentes e Auxiliares de Educação da Zona Centro (STAAEZCentro), João Ramalho, dirigentes do Sindicato dos Professores da Zona Centro (SPZCentro) e do STAAEZCentro, assim como dirigentes da União Geral de Trabalhadores (UGT) com o respetivo Secretário-Geral, Carlos Silva.

A primeira iniciativa do dia será às 10h30, com uma reunião na Câmara Municipal de Castanheira de Pera, onde os Secretários-Gerais da UGT e da FNE, os Vice-Secretários-Gerais da FNE e os Presidentes do SPZCentro e do STAAEZCentro serão recebidos pela Presidente da edilidade.

Segue-se pelas 11h00m uma visita ao Agrupamento de Escolas de Castanheira de Pera, para encontros com Docentes e Não Docentes estando ainda programada uma reunião com a direção da escola, que serve de primeira oportunidade para a FNE e a UGT simbolicamente assinalarem a importância de todos os trabalhadores da educação que asseguram o funcionamento dos Jardins de Infância e das escolas dos ensinos básico e secundário e o empenhamento da FNE e da UGT na respetiva valorização.

Pelas 15h00m, será a vez do Presidente da Câmara de Figueiró dos Vinhos receber para um encontro os Secretários-Gerais da UGT e da FNE, os Vice-Secretários-Gerais da FNE, os Presidentes do SPZCentro e do STAAEZCentro, seguindo-se pelas 15h30 a visita ao Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos que inclui também reunião com a direção desta escola, bem como com os respetivos Educadores, Professores e Trabalhadores Não Docentes.

Este programa visa assinalar as condições particulares em que as escolas da região de Lisboa e as escolas do interior desenvolvem a sua missão, assumindo a necessidade de políticas que garantam um serviço público de educação de qualidade e inclusivo em todo o território, que apoie a fixação dos trabalhadores docentes e não docentes e lhes proporcione condições de trabalho dignas e merecedoras do seu papel na sociedade.

Convidamos todos os Órgãos de Comunicação Social a acompanharem esta iniciativa.

Porto, 10 de setembro de 2019

A Comissão Executiva