SDPGL: 36 anos a defender os professores e a profissão docente

18-1-2024

SDPGL: 36 anos a defender os professores e a profissão docente

O Sindicato Democrático dos Professores da Grande Lisboa e Vale do Tejo (SDPGL) comemora hoje, o seu 36º aniversário. Em 18 de janeiro de 1988 deu-se a sua constituição, pela iniciativa da Professora Doutora Conceição Alves Pinto, que presidiu ao sindicato por um período de 32 anos. Nesse mesmo ano, o SDPGL aderiu à então Federação Nacional dos Sindicatos dos Professores (FNSP), federação que mais tarde daria origem à atual FNE.

Em entrevista ao JORNAL FNE de maio de 2022, Conceição Alves Pinto recordou um pouco da história da criação do Sindicato: "Quando dei por mim estava a ser eleita Presidente do SDPGL, porque, de facto, foi para mim uma descoberta, sendo eu de Lisboa, a articulação entre a perspetiva educacional e as opções sindicais, que já existia na FNE, em particular no Sindicato de Professores da Zona Norte (SPZN), que foi com quem tive mais contacto na altura”.

Ora, em Lisboa”, continua Conceição Alves Pinto, “no sindicato da concorrência existia apenas a parte sindical, apesar de existirem umas iniciativas em termos de formação de professores, mas não uma articulação entre políticas reivindicativas e educativas. A FNSP/FNE oferecia essa abordagem inovadora, o que para mim foi uma grande surpresa".

Para a fundadora do SDPGL, o entrosamento entre as reivindicações de então para a carreira e para a gestão e administração das escolas com questões de política educativa foi algo que ela não tinha visto em lado algum. Foi essa a riqueza que a FNE trouxe de um modo muito claro. A distinta professora de Física da Universidade de Lisboa recorda que o SDPGL também “bebeu daí”, porque “ao estar em Lisboa estávamos muito próximos dos processos de negociação e tivemos de nos formar muito rapidamente para enfrentar os opositores”. Nesse aspeto, “a FNE desempenhou um papel preponderante, e o SDPGL foi a face da FNE na zona da Grande Lisboa".

Depois de, em 28 de fevereiro de 1989, ter visto os primeiros estatutos do sindicato publicados no Boletim do Trabalho e Emprego (BTE), o SDPGL já tinha traçado um caminho firme de representação dos Professores da Grande Lisboa.

E em outubro de 1992 realiza o seu II Congresso, em que constam já na sua ordem de trabalhos temas de reputada importância educativa e sindical na atualidade, tais como a aposta na dinamização, a nova imagem do professor, a estratégia de negociação permanente ou a formação dos professores. A par do Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário, os Estatutos das Carreiras dos Professores do Ensino Superior e a Carreira dos professores do ensino particular.

Destaque ainda para a adesão do SDPGL à Federação dos Sindicatos da Administração Pública (FESAP) que ocorreu em 2012.

Maria José Rangel é a atual Presidente do SDPGL, desde o XIII Congresso, de 15 de janeiro de 2022, sob a premissa “Renovar, Reforçar, Construir o futuro”. A sua liderança e da sua equipa continuam a assegurar aos seus associados a defesa das suas condições de vida e de trabalho, da sua carreira e da sua valorização profissional.

“O SDPGL”, garante a sua Presidente, “tem sido e continuará a ser o lugar seguro onde os docentes sabem que não estão sozinhos. Nele, experimentam a solidariedade na defesa de condições de um exercício profissional digno e de qualidade, na esperança de um reconhecimento profissional justo. É este o nosso compromisso para o futuro”.

(Imagem SDPGL)