Comité sindical europeu da educação - CSEE

O CSEE - Comité Sindical Europeu para a Educação (ETUCE, na sigla inglesa) é a estrutura da Região Europa da Internacional da Educação (IE) e representa 129 sindicatos europeus de professores de todos os níveis de ensino, de 45 países, num total de 11 milhões de filiados individuais.

O CSEE foi estabelecido em 1977 e tornou-se uma parte integrante da IE em novembro de 2010. O Comité é o parceiro social europeu para o setor da educação da CES - Confederação Europeia dos Sindicatos e o defensor dos interesses dos professores junto da União Europeia.

Christine Blower é a atual Presidente do CSEE e Martin Rømer o seu Diretor Europeu (cargo executivo).

O CSEE desenvolve projetos nas áreas da Igualdade de Género, Diálogo Social, Saúde e Segurança Ocupacional, Aprendizagem ao Longo da Vida ou Tecnologias da Educação.

Promover e implementar os objetivos da IE na Região Europeia, assessorar a IE no desenvolvimento de respostas às propostas e políticas que emanam de outros organismos internacionais como a OCDE ou UNESCO, determinar e promover políticas de interesse para os sindicatos de educação ou promover o desenvolvimento de sindicatos fortes, independentes e democráticos de educação em toda a Região Europeia são alguns dos seus objetivos.

Os idiomas oficiais do CSEE são o inglês, francês, espanhol e russo. A sede da organização é na Casa Sindical Internacional, em Bruxelas.